30 dezembro 2013

Pra não gastar muito com um Champagne, vá de Domaine Collin Cuvée Tradition Crémant de Limoux AOC Brut


Gostamos de experimentar espumantes franceses fora da Champagne, porque os preços são mais acessíveis e vez ou outra encontramos boas surpresas, como esse Crèmant de Limoux, tradicional vinho da região do Languedoc. 

Esse espumante é elaborado pelo Domaine Collin, fundado em 1980 pelo casal Philippe & Marie-Hélène Collin, que contam atualmente com 18 hectares de vinhedos próprios. Em sua elaboração entram as uvas Chardonnay, Chenin Blanc e Pinot Noir, utilizando o método tradicional (Champenoise). 

Na taça a cor é amarelo palha. Perlage em boa intensidade. Aromas bem presentes, com destaque para frutos brancos, mineralidade também presente e discreta lembrança da fermentação (casca de pão). Na boca é seco, com boa acidez, causando uma ótima sensação de frescor. É um espumante leve, em que as notas da fermentação não pesam e tem boa cremosidade

Muito bem feito, tem vocação gastronômica, porque a acidez o deixa com essa característica. Final longo, com lembrança de fruta cítrica, retrolfato com lembrança de casca de pão. Muito agradável, sem defeitos e bastante equilíbrio.

O casal proprietário do Domaine Collin. Foto: http://migre.me/hb44K

Detalhes da compra:

É importado pela Premium Wines, de Belo Horizonte, mas essa garrafa foi comprada na loja Bon Vivant, em Uberlândia, por R$ 75.

Saúde a todos!


Nenhum comentário: