10 dezembro 2013

Quem não tem um Brunello ficará feliz com esse Mastro Janni Rosso di Montalcino DOC 2011

Os Brunello di Montalcino desse produtor recebem avaliações na casa dos 95 pontos de críticos especializados.

A Toscana é famosa por alguns dos vinhos mais gastronômicos do mundo, ou seja, elaborados para fazerem bonito na companhia de um bom prato. Nesse quesito é difícil não lembrar de um Chianti ou de um Brunello di Montalcino na hora de decidir que vinho comprar.

Um outro importante vinho da região é o Rosso di Montalcino, que deve ser elaborado exclusivamente com a uva Sangiovese Grosso. Por ter um tempo menor de envelhecimento em barricas e menor graduação alcoólica, pode ser considerado o "irmão mais jovem" do famoso Brunello. Outro fator importante é o preço, sensivelmente mais baixo no caso do Rosso. 

O vinho de hoje é elaborado pela Matrojanni, fundada em 1975 pelo advogado Gabriele Mastrojanni. Tem passagem de 7 meses por barris de carvalho francês de 54 hectolitros (5.400 litros), o que deixa o vinho com menos características amadeiradas do que se fosse utilizada uma barrica de 225 litros, por exemplo.

Na taça o vinho tem uma coloração rubi, com grande transparência. É muito aromático, com lembrança de frutos vermelhos mais delicados e frescos, ameixa, e discretas notas da madeira, com algo lembrando alcatrão. 

Em boca tem bom corpo. É intenso em sabores, com muita fruta presente, taninos presentes, mas redondos, sem adstringência. Boa complexidade, com frutado acompanhado por notas especiadas e fumo. Grande acidez, deixando a boca salivando bastante, pedindo comida. 

O álcool a 14,5% dá potência ao vinho, mas sem desequilibrá-lo. Final longo e frutado, muito gastronômico. Ainda deve ganhar complexidade nos próximos anos, mas já está num bom momento para consumo.


Detalhes da compra:

Esse vinho é importado pela Domno do Brasil e vendido em lojas virtuais a partir dos R$105.  Não é uma faixa de preços para o meu dia-a-dia, mas é uma compra muito boa pela qualidade apresentada. Um vinho pra fazer bonito, sem esvaziar o bolso.

Saúde a todos! 






Um comentário:

Anônimo disse...

Deu água na boca! Rsss... Agora me responde uma coisa, aonde posso comprar esse vinho online por esse valor mencionado no post? Ab.
Flávio