16 dezembro 2013

Refrescante, bem feito e barato: Salton Espumante Prosecco Brut 2013

O novo rótulo deixou a garrafa mais bonita, com visual mais clássico.

Esse foi um dos primeiros espumantes que comentei aqui no blog, quando comecei a escrever sobre vinhos em julho de 2006. Portanto, tenho um carinho especial pelo Prosecco da Vinícola Salton, sempre um vinho bem feito, refrescante e com bom preço. 

O primeiro detalhe que me chamou a atenção quando recebi a garrafa foi o novo rótulo, mais clássico e muito mais bonito que o anterior, sem alterar o preço, o que é muito bom. 

O processo de elaboração é o Charmat,  em que a segunda fermentação ocorre em tanques de aço inoxidável. Vale observar que alguns produtores da Serra Gaúcha estão elaborando seus Prosecco com apenas uma fermentação (como se fosse um Moscatel), visando preservar os aromas e o frescor. Mas, esse aqui continua tendo tudo isso.

Na taça a cor é bem clara, com reflexos esverdeados. Boa espuma. Aromas em ótima intensidade, com forte lembrança floral, além de muito pêssego e maçã verde. Na boca a cremosidade chamou atenção, sendo também refrescante e leve. Notas cítricas e florais aparecem em abundância. Final de boa persistência, bem agradável. 

Não é um espumante de grande complexidade e nem pretende ser. O açúcar residual está presente, mas é um espumante seco, sem o dulçor enjoativo de alguns outros. Sem amargor presente no fim de boca. Ótima opção para um brinde à beira da piscina, na praia ou para comemorar a chegada do fim de semana. Harmoniza com uma infinidade de opções, especialmente os petiscos.


Detalhe da compra:

Esse vinho me foi enviado pela vinícola para participar da degustação do WineBar, realizada no último dia 10 de dezembro. Mas, na loja virtual deles é vendido a R$30, um ótimo preço para a qualidade que entrega e nessa época do ano será um belo presente, se você não quiser gastar muito com um espumante de boa qualidade.

Obs.: a esse preço não compre um Prosecco italiano. Você provavelmente vai se arrepender. 

Saúde a todos!




3 comentários:

Anônimo disse...

concordo com o seu texto. É um espumante correto e barato. Não dá pra apostar em nenhum italiano a esse preço, pelo menos os que conheço.

Universo dos Vinhos disse...

Prezado amigo Gil
Parabéns pela foto - o rótulo ficou ainda mais bonito.
Quanto ao vinho, pelo menos lá em casa, foi aprovadíssimo. Muito correto.
Forte abraço
Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com

Administrador disse...

Amigo Tiago,
obrigado pela gentileza.
o rótulo agora está mais próximo da qualidade do espumante, não é?
forte abraço!