20 dezembro 2013

Um tinto elegante e já pronto para beber: Salton Gerações Paulo Salton 2009

A vinícola mais uma vez caprichou no visual do vinho que tem as garrafas numeradas individualmente.  

O terceiro e último vinho da Salton que provamos no último dia 10 de dezembro também pertence à linha Gerações, uma homenagem aos pioneiros que fizeram parte da linda história dessa centenária vinícola. 

Esse tinto é rotulado em honra a Paulo Salton, o Empreendedor. Segundo o rótulo, Paulo mostrou-se um homem de personalidade forte e grande comerciante ao assumir a "Casa di Pasto" e fazer prosperar o negócio da família. Em 1910, Paulo, o empreendedor, registrou o estabelecimento que passou a se chamar "Paulo Salton Armazéns Gerais". Esta data assinala a fundação da Vinícola Salton.

O vinho é um corte de Cabernet Sauvignon (40%), Merlot (40%) e Cabernet Franc (20%), as uvas que simbolizam os vinhos da famosa região de Bordeaux, na França. 

Tem passagem de 18 meses por barricas novas de carvalho francês. As barricas tem média tostagem, o que é uma opção do enólogo para conferir complexidade ao vinho, mas sem exageros.

Tem 13% de teor alcoólico e produção limitada. Abrimos a garrafa de nº 4.264.

Na taça o vinho tem coloração rubi. Aromas de boa complexidade, lembrando frutos vermelhos e negros, chocolate, notas lácteas e um elegante tostado conferido pela madeira. Em boca tem bom corpo, com taninos macios e acidez mediana. Sensações do aroma se repetem em boca, com algumas notas florais também aparecendo. Final longo, com amargor discreto. Álcool sem incomodar. 

Um tinto bastante elegante, pronto para beber agora ou guardar por mais um ano para ganhar mais complexidade, mas sua estrutura de taninos e acidez está pronta para oferecer o que o vinho tem de melhor. Os 18 meses de passagem pelas barricas não deixaram o vinho pesado ou amadeirado em excesso.  Tem vocação gastronômica, como a grande maioria dos vinhos brasileiros.

Parabenizo a Salton e seu enólogo chefe, Lucindo Copat, por mais esse belo vinho!    


Detalhe da compra:

Esse vinho me foi enviado pela vinícola para participar da degustação do WineBar, realizada no último dia 10 de dezembro. Mas, na loja virtual deles é vendido a R$85.
Saúde a todos!

Nenhum comentário: