23 dezembro 2013

Uma estreia, novos planos e uma receita com gosto de família: Bolo de Maçã


"Todo ato de receber deve ser sinônimo de generosidade, e nunca de exageros." 

Esta frase resume tudo que penso sobre o ato de receber. Sou de uma família em que todos gostam de estar juntos, falar alto, todos ao mesmo tempo e tudo acontece sempre na cozinha. Desde pequenina aprendi que esse lugarzinho especial é a alma de uma casa, é onde tudo acontece quando nos reunimos.

As pessoas que me conhecem sabem que todo pequeno evento pode ser especial, até churrasco pode ter um pouquinho de glamour. No entanto, tenho por mim que receber é incluir as pessoas, e para isso precisamos de sofisticação, mas com o cuidado de usar como ingrediente principal a simplicidade, pois a ideia é incluir as pessoas e não fazer com que os convidados se sintam excluídos.

A partir desse post quero começar a compartilhar com vocês, leitores do VPT, as receitas que sempre posto por aqui, mas começar a deixar também algumas dicas, ideias, regras e um pouco da criatividade que me inspiram a criar ambientes que unem sofisticação com simplicidade, como se um tivesse nascido para o outro.

A pergunta que sempre me fazem é: como você consegue receber com todo estilo, sem se estressar? Como você faz pra transformar um ambiente simples em sofisticado sem perder a alma?

Então, pensei em mostrar pra vocês algumas sugestões e soluções simples tanto para ambientação do espaço, quanto para a escolha do cardápio e dos vinhos.

Inicio meus posts com uma deliciosa comemoração: o chá de casa nova dos queridos amigos Fernando e Vanessa. Uma tarde de sábado, muito sol e calor,  40 mulheres, uma festa exclusiva para mulheres. Vanessa é nossa treinadora e o seu mundo é Fitness.

Todas estas informações são essenciais na tomada de decisão de como seria esta tarde.

Pensei em tudo para uma tarde quente, de muitas mulheres para um happy hour, comidas leves, riqueza nos detalhes, espumante gelado, sucos refrescantes, doces e salgados sem muito sal e sem muito açúcar.

Uma sequência de fotos dirá mais que qualquer palavra.

A receita de hoje será um mimo para suas tardes, ou manhãs. Um bolo de maçã muito perfumado e que fará a alegria dos seus convidados. Faça com capricho, ponha a sua criatividade a frente de tudo que fizer e bom apetite.

Como estamos às vésperas do natal, é uma receita que também pode ser aproveitada para alegrar os encontros da família.  


Descasque 6 maçãs pequenas (fuji) e coloque as cascas no liquidificador. 
Junte as as cascas, 4 ovos, 1/2 xícara de açúcar mascavo, 1 xícara de óleo de girassol ou canola e 7 cravos.
Bata até obter uma mistura homogênea.

Depois, pique as maçãs em cubinhos pequenos, deixe os em suco de 1 limão e reserve.

Em uma tigela coloque a mistura do liquidificador e junte 2 xícaras de farinha integral, 1 xícara de açúcar mascavo, canela em pó e um pouquinho de noz moscada ralada. 

Misture tudo muito bem, junte as maçãs picadinhas e acrescente uma colher de sopa de fermento em pó e uma pitada de sal. 

Coloque a massa em forma untada e enfarinhada (usei farinha de rosca) e levei ao forno pré-aquecido por uns… 45 minutos. Vai depender do seu forno.

Use a sua criatividade para decorar. Eu usei fatias de maçã. Para usá-las passe-as pelo suco de limão para que não escureçam. Mas deve ser feito apenas para bolo que vc não vai guardar por muitos dias. O ideal é servir uma fatia de bolo com a maçã da decoração, canela e noz moscada. 

Espero que gostem!

Um Feliz Natal a todos vocês e um 2014 cheio de alegrias.






 



Nenhum comentário: