06 janeiro 2014

Mais um ótimo vinho da Ventisquero: Ramirana Gran Reserva Syrah Carmenère 2010


A primeira vez que provei um vinho da linha Ramirana, da Viña Ventisquero, fiquei bem impressionado. Foi um vinho branco, corte das uvas Sauvignon Blanc e Gewürztraminer, intenso em aromas e com grande frescor. Então, quando recebi esse tinto já criei logo a expectativa de um resultado tão bom quanto. 

Segundo a vinícola, a linha Ramirana dedica-se a vinhos cujas uvas são cultivadas em vales com influência costeira. O objetivo do enólogo Alejandro Galaz é obter a máxima expressão aromática da fruta e vinhos de grande frescor.  Como a temperatura desses vales normalmente é baixa, as uvas amadurecem mais lentamente e com isso ganham em acidez, resultados que encontrei tanto no branco quanto no tinto. 

O vinho de hoje é um corte de Syrah (60%) e Carmenère (40%), cultivadas no Valle do Maipo.  Esses percentuais variam de safra para safra, bem como a passagem por madeira. Nessa safra 2010 a Syrah foi envelhecida em barricas americanas e a Carmenère passou por barricas francesas, por um período de 14 meses.

Na taça tem cor púrpura. É denso e lacrimoso. Os aromas são uma boa mescla de sensações das duas variedades: frutos negros da Syrah e especiarias da Carmenère. A madeira está muito bem casada, sem excessos, mas conferindo complexidade. Na boca tem boa estrutura, com taninos macios e ótima acidez. Notas de frutos negros, pimenta, chocolate e tabaco aparecem em boca e no final de boa persistência.  Álcool a 14%, dando potência, sem desequilíbrio.

Um vinho que consegue transmitir características das duas variedades de uma forma bem clara, pelo menos foi a impressão que tive. Está pronto para beber, mas pode ser guardado sem maiores problemas por mais 2 anos. 


Detalhes da compra:

Esse vinho é importado pela Cantu e pode ser encontrado em lojas virtuais na faixa dos R$70-75.  Essa garrafa me foi enviada para degustação pela assessoria de imprensa da importadora.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: