02 janeiro 2014

Para celebrar a amizade e um novo ano: Undurraga TH Sauvignon Blanc Lo Abarca 2009


Para ser o primeiro vinho de 2014 aqui no blog escolhi esse Sauvignon Blanc da Viña Undurraga, pertencente à sua ótima linha TH - Terroir Hunters, que explora os vários terrenos chilenos buscando resultados que expressem as características de cada lugar. 

Esse vinho vem da localidade de Lo Abarca, bem próxima à cidade de Casablanca e onde está sediada outra vinícola chilena que gostamos muito, a Casa Marin. Nesse terroir próximo ao Oceano Pacífico as uvas brancas costumam ganhar mineralidade em razão da influência marítima. 

Mas, o vinho abre 2014 aqui no blog não só por sua qualidade, mas porque foi aberto numa ocasião especial, na casa dos amigos Cláudio e Rafaela, do Le Vin au Blog, em outubro. Na ocasião, participamos de uma corrida do Circuito Rio Antigo pelas ruas do centro da cidade. À noite a Rafaela cuidou do jantar (devidamente auxiliada pelo Cláudio) e um dos pratos harmonizou-se perfeitamente com o vinho escolhido.

Segundo ela o frango com creme de shitake foi uma adaptação de uma receita do Claude Troisgros e as batatas rústicas foram inspiradas numa receita da Rita Lobo, do Panelinha. 



Quanto ao vinho, confirmou o que já pensava sobre a linha TH, com vinhos de muita qualidade, inclusive já comentei aqui o melhor deles na minha opinião, um Carignan do Vale do Maule (relembre).    

Na taça tem coloração amarelo palha. Os aromas são intensos, lembrança de folha de tomate, notas verdes, herbais. Na boca tem muita fruta tropical, como maracujá, mas a lembrança verde está novamente presente, acompanhada por uma mineralidade discreta, menor que o esperado para um vinho da região. Com isso, as sensações gustativas ficaram mais equilibradas, com os frutos brancos deixando o vinho menos enjoativo do que alguns muito herbais do Chile.  

A acidez é viva, deixando o vinho refrescante mesmo tendo quatro anos de idade. Final longo, repetindo no palato a boa complexidade gustativa. O álcool a 13,9% está bem equilibrado.

Os amigos já publicaram sobre esse vinho e sobre a ocasião também. Dê uma olhada aqui.


Detalhes da compra:

Esse vinho é encontrado no mercado na faixa dos R$75, uma boa compra em razão da qualidade dessa linha da vinícola. 

Saúde a todos e um ótimo 2014!





2 comentários:

Le Vin au Blog disse...

Nossa, que jeito bom de começar o ano. :)
Obrigada pelo belo post.
A foto ficou muito bonita.

Um ótimo ano para vocês.
Bjs e até breve.
Rafaela

Administrador disse...

Rafaela,

as fotos foram tiradas com o iPhone e ficaram melhores do que o esperado. Foi porque contei com a colaboração do Cláudio Werneck, que gentilmente cedeu sua luz especial.

um ótimo 2014 pra todos nós e até breve.

bjos.