05 fevereiro 2014

O jantar era especial e o espumante esteve à altura: Nino Franco Rustico Prosecco Superiore DOCG


Gostamos de cozinhar em casa e admiramos as iniciativas dos amigos que também gostam, principalmente quando se aventuram pela primeira vez. É admirável ver o esforço de cada um para acertar e melhor ainda ver em torno da mesa a reunião de amigos e familiares.

Minha cunhada nunca foi uma frequentadora assídua da cozinha (na condição de cozinheira, claro). Mas, prestes a se casar com um descendente de italianos, que já se aventura num Carbonara, resolveu com ele experimentar o novo e os livros de receita passaram a ser uma leitura habitual. Bom para nós!

Há alguns dias fomos convidados para um jantar na casa do Nicola, que seria a estreia da Denise à frente das panelas. Foi muito legal presenciar o stress causado pela responsabilidade, mas também o grande carinho com que tudo foi preparado. 

Os anfitriões já relaxados depois da estreia.

Para essa noite levamos dois vinhos que serão comentados aqui na sequência. Hoje, um espumante. Depois, um Riesling. 
   
Esse Prosecco vem da região de Valdobbiadene, no Vêneto, que os italianos demarcaram como uma DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita) e foi elaborado com a uva que por lá é chamada de Glera, um antigo nome da Prosecco. 

O produtor, a Nino Franco Spumanti, foi fundado em 1919. O método de elaboração é necessariamente o Charmat, com a segunda fermentação em autoclaves de inox.

Na taça a cor é amarelo palha, com bolhinhas finas e numerosas e um colar de espuma de boa persistência, demonstrando boa qualidade. Nos aromas uma mescla de frutos brancos e flores em boa intensidade. Na boca é cremoso e tem boa acidez. Muito bem feito, com repetição da boa fruta e notas florais. Final longo.

Um Prosecco de muita qualidade, com vocação gastronômica, embora possa servir para um brinde numa ocasião especial. Em nosso caso foi para brindar o jantar então inédito e acompanhou muito bem as tradicionais bruschettas italianas.

Esperamos que o espumante tenha sido uma boa escolha na opinião dos anfitriões.  


Detalhes da compra:

Compramos esse espumante no site da Wine, pagando R$85 na condição de associados do clube, mas seu preço sem desconto é R$96. A qualidade compensa o valor que está um pouco acima da média de compras desse blogueiro.

Saúde a todos!




3 comentários:

Anônimo disse...

Esse Prosecco é realmente muito bom, uma figurinha carimbada na nossa adega.

Abs,

Ligia Boschini

Luciana Dias disse...

Estou impressionada com o numero e qualidade de informacoes contidas em seu blog. Parabens!!

Vinho para Todos disse...

Luciana,

fico muito feliz com seu comentário, principalmente porque veio de alguém do mundo das letras.

obrigado!

Saúde sempre!

Gil Mesquita