26 fevereiro 2014

Para refrescar a cuca, um ótimo branco chileno: Santa Digna Reserva Gewürztraminer 2012

O rótulo contém várias informações sobre a sustentabilidade defendida pela vinícola.

Em agosto do ano passado provamos um vinho branco espanhol que valeu um post aqui, com o título "uma experiência necessária para quem gosta de vinhos brancos" (relembre). Era um corte de Moscatel de Alexandria (85%) e Gewürztraminer (15%) elaborado pela Bodega Torres, na região da Catalunha. 

O resultado foi muito bom e quando vi esse branco chileno, elaborado pela Miguel Torres em terras sul-americanas, de imediato me lembrei dos aromas e do grande frescor daquele vinho espanhol. Afinal, o braço chileno da gigante espanhola poderia ter um vinho branco igualmente surpreendente. 

Comprei imediatamente esse Gewürztraminer com uma pitada de Riesling (5%), mesmo sabendo que o Vale Central não é tão propício às variedades brancas. Foi uma ótima escolha, felizmente!

Uma curiosidade sobre esse vinho são os selos que demonstram a preocupação da vinícola com a sustentabilidade. Há selo de "Fair Trade", "Fair for Life" e indicação de que o rótulo é feito com papel reciclado, além de utilizarem uma garrafa bem leve, com tampa de rosca. 

Na taça a cor é amarelo palha. Os aromas são intensos, típicos da Gewürz. Muitas flores, algo lembrando mel e frutos brancos em segundo plano. Na boca, servido a uma temperatura mais baixa (algo em torno dos 8ºC), é bem refrescante. Acidez equilibrada e uma boa presença de frutos brancos, como maracujá e pêra. 

Apesar de não ter passagem por madeira é um vinho com boa untuosidade. Final longo, repetindo no palato as sensações aromáticas. Ideal para bebericar como aperitivo, para acompanhar petiscos e principalmente mariscos. Acredito que se dará bem com sushi e sashimi também.        

Pronto para beber agora!


Detalhes da compra:

Esse vinho foi comprado no site da Wine, que o vende normalmente a R$56, mas para os associados de seu clube há um desconto de 15%. Uma compra bem interessante.

Saúde a todos!



Um comentário:

Anônimo disse...

Também comprei esse vinho e gostei muito dos aromas. Essa uva é feminina e sedutora.

Karla Nogueira
BSB