28 março 2014

Já provou algum vinho dos EUA que não seja da Califórnia? Eis uma sugestão: Chateau Ste. Michelle Riesling 2010


A maioria dos vinhos norte-americanos que bebemos vem, por motivos óbvios, da Califórnia, estado que elabora em torno de 90% do vinho de todo o país através de cerca de 1.200 produtores. 

Mas esse branco vem do estado de Washington, que faz divisa ao norte com o Canadá e ao sul com outro estado produtor, Oregon. Está situado na mesma latitude de duas importantes regiões produtoras da França (Bordeaux e Borgonha) e seus vinhedos recebem menos insolação que os californianos, o que pode resultar em vinhos mais delicados.

É elaborado pelo Chateau Ste. Michelle, cuja história tem início em 1912, mas teve suas atividades interrompidas com o advento da Lei Seca, em 1920 e assim permanecendo até 1930. As uvas desse vinho vem do Vale de Columbia, a maior sub-região de Washington e, segundo seu importador, é o Riesling mais vendido do mundo, mas até que os famosos exemplares alemães. 



Embora seja um vinho branco com 4 anos de idade está em ótima forma e servido a uma temperatura mais baixa fará a alegria de seus convidados. Tem apenas 11% de álcool e suas notas adocicadas o fazem muitíssimo agradável. 

Na taça a cor é amarelo palha. Bons aromas, notas florais, frutos cítricos, lembrança de derivados de petróleo (algo típico nessa uva) e ervas aromáticas. Boa complexidade, mesmo sem passagem por madeira.

Na boca é untuoso, com notas adocicadas, mas sem ser enjoativo. No palato a sensação repete as notas de petróleo, ervas e frutos cítricos. Ótima acidez, que acaba equilibrando as notas adocicadas. Final longo, repetindo tudo. Elegante, delicado e fresco. 

Pronto para beber agora como aperitivo (mais frio) ou para acompanhar a culinária japonesa ou mesmo a alemã, já que os Riesling da Alemanha estão entre os melhores do mundo e são próprios para suas comidas.


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Winebrands, que o vende atualmente em sua loja virtual a R$ 90. 

Saúde a todos!


Um comentário:

vinho disse...

São vinhos bons, mais sem comparação aos da Califórnia, os Zinfandel então e fantastico, deixo a dica tambem do site http://www.vinhobr.com.br/ que tem alguns vinhos Americanos

Abraços,