10 março 2014

.Nero Blanc de Blancs Brut 'Golden Conceptual Edition' #CBE

O rótulo desse espumante foi feito em metal: uma das mais bonitas garrafas em vinhos brasileiros.

Desde dezembro esse espumante estava na adega, esperando uma ocasião especial para ser aberto. Inicialmente era pra ser o vinho da Confraria Brasileira de Enoblogs do mês de janeiro, cujo tema foi escolhido pela Alê Esteves, do blog Dama do Vinho

Ela sugeriu um espumante para brindar o ano novo, sendo fotografado em algum lugar especial. Mas, por uma série de motivos ando atrasado com a CBE e somente agora conseguimos beber e escrever sobre o espumante. 

A ocasião não foi o ano novo, mas muito especial também, porque no dia 8 de março comemoramos o aniversário da Érika, minha esposa. Então, o tema "mulher" estava em pauta nessa noite especial.

O espumante é elaborado pela Domno, vinícola especializada em espumantes pelo método Charmat, em que a segunda fermentação acontece em tanques de aço inoxidável, com temperatura controlada. Por esse método, pode-se obter um espumante em pouco mais de trinta dias, o que não acontece pelo método tradicional (Champenoise). 

Esse é um 100% Chardonnay, por isso o rótulo traz uma expressão criada pelos franceses, blanc de blancs, indicando que o espumante é branco e obtido apenas de uvas brancas. 

O tempo de maturação é de 18 meses, indicando um cuidado especial em sua elaboração. 

Como é possível ver pela foto o rótulo é feito em metal, por isso também a indicação de uma "edição especial", uma excelente opção para presentear porque a garrafa é linda e vem acondicionada num cartucho personalizado. Mas, se não quiser gastar mais por esse diferencial, há também a versão menos requintada, com rótulo de papel. A garrafa é a mesma (transparente) e o líquido também. 

Na taça a cor é amarelo palha, com bolhas finas e uma boa formação de espuma. Nos aromas é elegante, delicado, com destaque para frutos brancos como abacaxi e pêra, discretas notas da fermentação e algo lembrando mel. 
 
Na boca é cremoso, com fruta bem presente e acidez equilibrada. Harmônico, refrescante e gastronômico. Final longo, com destaque cítrico e repetição dos frutos brancos. Boa complexidade aliada à delicadeza que somente os grandes espumantes conseguem oferecer.
 
A garrafa, infelizmente, só tinha 750 ml.   


Detalhes da compra:

Recebi esse vinho da assessoria de comunicação da Domno, assim como vários outros blogueiros, com um cartão de "boas festas", em dezembro. 

É vendido em lojas virtuais e físicas na faixa dos R$ 120. Como dito acima, foi concebido para ser uma opção para presentear e por isso o preço é mais alto. A versão em rótulo de papel pode ser encontrada na faixa dos R$ 76.

* Foi o 90º vinho que comentei para a nossa Confraria, primeira e única virtual no Brasil.

Saúde a todos!



2 comentários:

Flademir-Campinas/SP disse...

Boa tarde Gil!
Faz tempo que não comento algo por aqui...como havia experimentado este espumante aqui em Campinas e ficado bem animado com o produto, resolví endossar seus comentários.Gostaria de realçar que o ótimo Daniel Místico(CAsa Valduga) fez as vezes na degustação.Confesso que fiquei com um pé atrás por conta do comercial feito, mas o produto é bom mesmo!Poderia custar um pouco menos, mas é bom de olfato, bom de boca e pena que acaba.
Flademir/Campinas

Administrador disse...

Flademir, há quando tempo, meu caro!

fico feliz com seu comentário e principalmente com o fato de concordarmos em relação a esse espumante.

a versão com rótulo de papel é mais acessível, mas essa edição especial é um grande presente para qualquer enófilo, não?

forte abraço!

Gil