24 março 2014

No carrinho do supermercado :: Cono Sur 1551 Carmenère 2013

1551 é uma alusão ao ano em que Francisco de Aguirre plantou as primeiras vinhas no Chile.

Tenho buscado comprar vinhos baratos para poder compartilhar aqui as impressões que tivemos em casa e esse Carmenère da Cono Sur foi uma boa surpresa. 

Não é um vinho inesquecível e sequer está no site da vinícola. Talvez seja elaborado apenas para ser exportado ao Brasil, já que somos a "lixeira do mundo do vinho"; as uvas vêm do Vale Central, a região mais genérica que pode existir; a rolha é também daquelas utilizadas em inúmeros vinhos chilenos etc. 

Tantos motivos para desconfiar do vinho, mas mesmo assim comprei uma garrafa e o resultado foi bem satisfatório para a faixa de preços, porque é um vinho com tipicidade, fácil de beber e equilibrado. Não tem nada sobrando, mas em sua simplicidade e bom preço está o grande atrativo. 

Na taça a cor é púrpura, com boa transparência. Aromas de média intensidade, lembrança  das típicas características da Carmenère, frutos vermelhos, terra, especiarias e pimenta. Não deve ter passagem por madeira. Corpo leve, com boa fruta, notas terrosas, taninos dóceis e acidez mediana.

Fácil de beber, sem complexidades, mas sem defeitos ou exageros. Álcool a 12,5%. Equilibrado, mesmo sendo simples. Final ligeiro e frutado, com palato marcado por notas terrosas. Boa tipicidade, porque mesmo às cegas não deixaria dúvida de ser um Carmenère. 


Detalhes da compra:

Segundo o contra-rótulo o vinho é importado pela La Pastina, mas foi comprado no Supermercado D'Ville, aqui em Uberlândia, por R$24. 

Saúde a todos!




5 comentários:

Anônimo disse...

incrível como podemos encontrar bons vinhos a preços mais baixos.

adorei a dica!

Anônimo disse...

Eu gostei mto. Mto saboroso.O preço é bom, o sabor melhor ainda. Não sei porque desqualificam o vinho tao saboroso ,

Vinho para Todos disse...

Olá, Anônimo.

o vinho é bom e o preço melhor ainda.

não sei onde leu alguma "desqualificação" ao vinho. Pelo contrário, levou nosso selo de ótima compra.

saúde!

Adenilson Santana disse...

Gosto muito desse vinho, sempre tenho para o fim de semana.
Santana.

Yuri Valencio disse...

Estou experimentando e concordo com o review. Pelo preço da garrafa (peguei R$ 24,00 em S. J. do Rio Preto - SP), o conteúdo da garrafa é excelente. Safra 2015