25 abril 2014

Divertido e bem feito: Conversa Tinto Douro DOC 2011


O segundo vinho provado na última quinta-feira, em evento com produtos da Niepoort, foi esse tinto da mesma linha de Fabulosos, que em Portugal recebe o nome de Diálogo. É elaborado com uvas tradicionais da região do Douro, provenientes de vinhas com idade entre 10 e 40 anos. As principais uvas, já que podem ser mais de 10 delas, são: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Amarela. 

Tem passagem por barricas de carvalho francês, mas apenas 10% do vinho, que fica em contato com a madeira por 18 meses, dando-lhe um toque de complexidade. Os outros 90% ficam em inox. 

Na taça tem coloração púrpura, indicando juventude. Corpo médio, muita fruta fresca, amoras, algum mineral e pimenta. Taninos finos, já amaciados e boa acidez. Final de boa persistência. Agradável como aperitivo, mas pronto para comida, como as massas, mesmo com molhos vermelhos porque tem boa acidez. 
 
Está muito bom agora mas poderá ganhar com um período de guarda de 1-2 anos, mas não é um vinho para se guardar por muito tempo, nem é a proposta da vinícola para ele. 

Assim como o 2008 que já comentei aqui (relembre) esse me agradou bastante. E o rótulo já está com motivos ligados ao futebol e à Copa do Mundo. Divertido!  

 
Detalhes da compra

Provei esse vinho numa degustação promovida pela representante da Mistral para a região de Uberlândia. Segundo informado por ela o vinho é vendido a R$73.

Saúde a todos!




Nenhum comentário: