03 abril 2014

Experimente! Você vai gostar do Salton Espumante Reserva Ouro Brut

O espumante é ideal para acompanhar as entradas, como saladas verdes.

Na última semana aconteceu mais uma edição do WineBar, degustação virtual que reúne vários formadores de opinião em torno de um tema. Dessa vez a temática era a comemoração dos 10 anos de lançamento de um dos grandes vinhos brasileiros, o Salton Talento

A centenária Salton, de Bento Gonçalves, enviou aos participantes três de seus vinhos. Além do homenageado, recebemos um Merlot muito interessante (em breve por aqui) e esse espumante elaborado pelo método Charmat. Por esse método a segunda fermentação acontece em tanques de inox e levou 2 meses fermentando e por 12 meses o líquido ficou em contato com as leveduras.

O vinho base teve 20% de seu volume passando por barricas de carvalho norte-americano novo, para dar mais complexidade e aromas mais tostados também. As variedades utilizadas foram a Chardonnay (70%), Pinot Noir (20%) e Riesling (10%), essa última muito utilizada para dar mais frescor ao espumante.

Na taça a coloração é amarelo palha, com borbulhas finas e boa formação de espuma.  Os aromas tem boa intensidade, com lembrança clara de frutos cítricos, nozes, casca de pão e fermento. Na boca tem bom frescor, destaque cítrico e final de boa persistência.

O amigo Tiago Bulla, do Universo dos Vinhos, observou bem que esse espumante tem o mesmo estilo que o outro da linha mais básica da vinícola, mas é superior ao outro em razão da sua cremosidade. Acrescento que esse é mais cítrico e com maior presença das notas de fermentação e passagem por madeira. 


Detalhes da compra:

Recebi essa garrafa para degustação do WineBar, mas a vinícola vende o espumante em sua loja virtual por R$40. Boa compra!

Saúde a todos!



4 comentários:

Celio WebDesign disse...

Estou começando agora a estudar mais sobre vinhos e espumantes e realmente já provei muitos Brasileiros que estão me agradando! é bom saber que o Brasil também tem ótimos produtores

Paulo Sales disse...

Caro VPT,
Gosto muito em geral dos produtos da Salton, que têm a vantagem de ter um preço competitivo. O Prosecco deles é muito bom, e até o chardonnay da linha Classic tem seu valor. E o Salton Talento é um dos meus vinhos preferidos.
Grande abraço,
Paulo Sales
(http://vinhodanoite.blogspot.com)

João Silva disse...

Em relação aos champanhes os Portugueses também tem uma gama bastante variada e com excelentes pormenores.
Na www.wivini.com, por exemplo, existem mais de 80 espumantes que dão boa réplica aos dos Franceses.
Isto porque o Vinho Espumante é um vinho que tem nível significativo de dióxido de carbono, fazendo-o borbulhar quando servido. O Dióxido de carbono resulta de fermentação natural, seja ela feita dentro da garrafa (Método champenoise) ou fora dela (Método Charmat).
Mas também posso sugerir o Champanhe Nicolas Feuillatte Palmes d'Or Brut Vintage que custa 116€ na www.wivini.com

Bom champanhe boas companhias.

Cump.

Anônimo disse...

Gostei da nova garrafa do Reserva Ouro