28 abril 2014

O vinho de nº 900 aqui no blog: Vertente Tinto Douro DOC 2009

Ótimo vinho do Douro que alia potência e elegância.

Estava escrevendo esse post e me ocorreu de contar quantos vinhos já haviam sido comentados por aqui e, para minha alegria, foram publicados 899 vinhos, de modo que esse tinto português acabou ocupando um lugar importante porque é o 900º (nongentésimo) vinho do blog. 

Foi degustado juntamente com os dois Conversa (branco e tinto) já comentados aqui na última semana. Mas, esse faz parte de uma linha superior, que a Niepoort intitula "Vinhos do Douro", e isso é percebido não só pelo preço mais alto, como pela estrutura, complexidade e capacidade de guarda do vinho. 

As uvas são as tradicionais do Douro, principalmente Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Amarela e Touriga Nacional, vindas de plantas com idade entre 20 e 70 anos. Passou 18 meses em barricas de carvalho francês, 30% das quais de madeira nova, onde decorreu a fermentação maloláctica (como?). Tem 13,5% de teor alcoólico.
 
Na taça a cor é rubi. Aromas intensos, com madeira em primeiro plano logo após ser servido, com lembrança de baunilha e cedro. Depois de um tempo aparecem as notas de frutos negros e vermelhos, pimenta e notas minerais discretas. 

Na boca tem bom corpo, taninos com leve adstringência, indicando que vão ficar mais macios com um tempo em garrafa. Não tem uma acidez tão impactante, mas tem bom frescor. Final persistente, com madeira marcante, mas em equilíbrio com a fruta especialmente depois de um tempo em taça, além da mineralidade proveniente do tipo de solo do Douro. Evoluiu no decorrer da degustação.

Está muito bom agora, mas tenho a impressão de que deve melhorar ainda mais nos próximos 2-3 anos. Ficará mais macio e elegante. É ótimo companheiro para carnes e queijos.  

 
Detalhes da compra

Provei esse vinho numa degustação promovida pela representante da Mistral para a região de Uberlândia. Segundo informado por ela o vinho será vendido por R$128.

Saúde a todos!


2 comentários:

Universo dos Vinhos disse...

Amigo Gil
Gostaria de lhe desejar um duplo parabéns.
Primeiramente, pela foto que está belíssima.
E em especial, pela sua marca de 900 vinhos - o que não é para qualquer blog.
Um forte abraço, saúde e vamos em frente que ainda há muito a ser provado!
Tiago Bulla
universodosvinhos.com

Vinho para Todos disse...

Amigo Tiago,

obrigado pelas felicitações.

realmente os 900 vinhos não são uma marca qualquer e sou muito orgulhoso dela.

espero chegar aos 1.000 vinhos, uma marca que realmente será importante para um blog brasileiro de vinhos.

abraço!

Gil Mesquita