30 abril 2014

Ótima opção para as sobremesas: Cockburns Porto Vintage 2006

Um ótimo exemplar de vinho do Porto que passa de 4 a 6 anos em barricas de carvalho.

Gostaria de beber vinhos do Porto com mais frequência. Esses fortificados são ótima companhia para as sobremesas, embora os portugueses também gostem de servi-los antes e durante as refeições. 

Na última Páscoa servimos esse vinho em casa para acompanhar os chocolates e mesmo depois de alguns dias aberto e guardado na adega de tintos está em ótima forma. Diferentemente da maioria dos Porto que bebemos aqui no Brasil esse tem a indicação da safra em seu rótulo (2006). 

Segundo o IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto), o vinho que recebe a classificação LBV (Late Bottled Vintage) é um Porto Ruby de um só ano, "selecionado pela sua elevada qualidade engarrafado depois de um período de envelhecimento de entre quatro a seis anos". São vinhos prontos para o consumo quando lançados no mercado, mas alguns continuam o envelhecimento em garrafa. 

É elaborado pela Cockburn's, casa fundada em 1815 pelo escocês Robert Cockburn que serviu em Portugal durante a Guerra Peninsular, de 1808 a 1812.

Na taça o vinho tem cor rubi intensa, formando lágrimas finas na taça. Nos aromas percebe-se o teor alcoólico mais elevado (20%), mas sem incomodar. Muitos frutos vermelhos e negros. Na boca é intenso, com bom corpo, muita fruta, doçura presente mas em equilíbrio com a ótima acidez. Aveludado e de boa complexidade. Final longo e prazeroso.
    
Foi ótimo com os chocolates da Páscoa, mas também combina com queijos. Um vinho para ser apreciado vagarosamente, em pequenos goles. 

O ideal é servi-lo levemente resfriado (em torno dos 13-15 graus), porque à temperatura ambiente aqui do Brasil é o álcool ficará agressivo. Se estiver gelado você não conseguirá aproveitar todas as boas características de aromas e sabores.


Detalhes da compra:

Essa garrafa foi enviada ao blog para avaliação pela assessoria de imprensa da Cantu, importadora do vinho. É vendido na faixa dos R$ 90-100 em lojas virtuais. 

Saúde a todos!