17 abril 2014

Um vinho brasileiro de respeito, sem madeira: Angheben Touriga Nacional 2008

Ótimo exemplar de vinho brasileiro com a uva emblemática de Portugal.

Sempre gostei dos vinhos da Angheben e desde 2007 eles aparecem por aqui. Infelizmente, bebo com menos regularidade que gostaria, pois só faço compras quando vou ao Vale dos Vinhedos. O frete de seu distribuidor me desanima. 

Mas, no último dia 3 de abril estivemos em Bento Gonçalves para participarmos da Wine Run (relembre) e o primeiro almoço em terras gaúchas foi na cantina Canta Maria, um dos restaurantes obrigatórios da cidade. Acompanhou muito bem o almoço "típico italiano", com o galeto incrível, polentas e massas. 

Na taça o vinho tem cor rubi. É brilhante, com lágrimas finas. Aromas muito intensos desde o início, lembrança floral muito clara, principalmente lírio e violeta. Depois de um tempo em taça essas notas se dissiparam e a boa fruta também apareceu para se aliar ao floral.

Na boca tem corpo médio, taninos macios e ótima acidez. Final longo, chamando para mais um gole. É bem gastronômico e acompanhou muito bem o almoço.  Tem 13% de álcool, sem incomodar em nenhum momento.

Está ótimo agora aos 6 anos de idade, mas ainda tem estrada pela frente. Um ótimo exemplar brasileiro sem passagem por madeira. 

*** Do mesmo produtor bebemos o espumante brut, no almoço do dia 5 de abril. Gostamos muito também, mas não tomei notas nem tenho fotos, infelizmente. Mas, fica a dica.


Detalhes da compra:

Esse vinho está esgotado no site de seu distribuidor nacional, mas pode ser encontrado na faixa dos R$45-50 em lojas físicas e virtuais do Rio Grande do Sul. No restaurante pagamos R$58 e foi uma ótima escolha.  

Saúde a todos!



Um comentário:

ganhar mais seguidores disse...

mto bom o blog