19 maio 2014

Acredite nos vinhos brancos brasileiros. Minha dica de hoje: Casa Valduga Premivm Leopoldina Chardonnay 2013

A linha Leopoldina revive a homenagem prestada à Princesa há 40 anos.

Tenho comigo que o Brasil faz ótimos vinhos brancos, cheios de frescor e alegria. E, de certa maneira, eles tem adquirido identidade própria, porque são capazes de apresentar as características mais conhecidas da variedade e ao mesmo tempo expressam diferenças na taça, dependendo do terreno onde as uvas são cultivadas. 

Um Chardonnay de Pinto Bandeira tem características aromáticas distintas de outro do Vale dos Vinhedos, por exemplo. Percebo isso na prática, toda vez que vou ao Rio Grande do SulE isso é algo importante para o consumidor, que pode ter vinhos que expressam essas diferenças e estão em variadas faixas de preço.

Pena que o consumidor brasileiro prefira os tintos, mesmo quando faz calor.

Esse vinho da Casa Valduga é um produto que me agrada muito, porque tem um bom preço, é muito bem feito e tem vocação gastronômica. Assim como o Gewürztraminer já comentado aqui (relembre), é um vinho bem confiável. E não posso deixar de mencionar o meu favorito dentre eles, o Sauvignon Blanc que passaram a fazer na Campanha Gaúcha, um branco muito elegante.  

Na taça a cor é amarelo palha, com reflexos esverdeados. Aromas intensos, com notas tropicais, pêra e abacaxi. Em boca é untuoso, tem boa fruta e ótima acidez, com grande frescor. Final persistente, com palato marcado pela fruta e a boca "limpa" em razão da acidez. 

Pode ser bom como aperitivo, mas será melhor aproveitado com um bom prato à base de frutos do mar. Fiquei pensando numa paella...   

Detalhes da compra:

Os preços para esse vinho variam muito de região pra região, em virtude da famigerada ST (substituição tributária). Mas, numa rápida pesquisa por lojas virtuais é encontrado variando entre R$33 e R$42.

Saúde a todos!



3 comentários:

Johnny disse...

Passa por madeira?

Vinho para Todos disse...

Johnny,
no site da vinícola não há essa informação, mas na boca parece que tem leve passagem por madeira.
abraço!

Flavio disse...

É um vinho de excelente qualidade.
Apreciei e gostei.
Flavio