09 maio 2014

Mais um ótimo vinho uruguaio aqui no blog: Eolo Tannat Gran Reserva 2008

Foto: Marcel Gussoni (www.saborsonoro.com.br)

Gosto dos vinhos da Viñedo de Los Vientos, vinícola uruguaia fundada em 1947 em Atlântida, região de Canelones, onde estivemos em março do ano passado. Essa garrafa veio de lá, comprada depois de uma degustação comandada pelo enólogo Pablo Fallabrino e por sua esposa Mariana Cerutti, que nos receberam gentilmente numa tarde bem fria. 

Embora rotulado como Tannat, esse vinho contém 15% de Ruby Cabernet e passa 36 meses em barricas novas de carvalho francês de média tostagem. Tem 14% de teor alcoólico. 

Na taça uma coloração rubi, com muitas lágrimas. No nariz aromas intensos de frutos vermelhos, menta e a presença marcante da madeira, com notas lembrando cedro. 

Um vinho ainda jovem em boca. Tem bom corpo, a madeira está presente, mas acompanhada de muita fruta (ameixa), um refrescante mentolado. Taninos que ainda vão ficar mais macios e boa acidez. Tem estrutura e caráter gastronômico. Final de média persistência, repetindo as sensações sentidas no nariz e na boca. 

Ainda está bem jovem e deve evoluir nos próximos anos. Se tivesse outra garrafa só abriria daqui 2-3 anos, porque certamente ganhará em equilíbrio, complexidade e estará mais elegante. 


Detalhes da compra:

Como disse acima, comprei esse vinho no varejo da própria vinícola, em Atlântida. O importador para o Brasil é a Wine, que ainda não traz esse vinho. Acredito que se estivesse à venda estaria entre R$70-80, comparando com os outros disponíveis no site. Boa compra!

Saúde a todos!



4 comentários:

Cristiano Orlandi disse...

Caro Gil,

Eu tenho outra garrafa!!! Podemos bebê-la juntos, com uma bela costela, o que acha?

Mas só aguardará o amigo por no máximo alguns meses, risos

Abs

Cristiano Orlandi
Vivendo Vinhos

Vinho para Todos disse...

Cristiano,

será um sacrifício e tanto, mas topamos... e será antes do prazo de validade esgotar!

abraço!

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com

Anônimo disse...

Gostei dos vinhos dessa vinícula que comprei da Wine. Pena que esse ainda não esteja no site deles.

Le Vin au Blog disse...

Gosto deste vinho tb. Tenho uma garrafa aqui e vou esperar alguns anos para abrir.