31 julho 2014

Belo espumante brasileiro: Marco Luigi Espumante Grande Reserva Brut

Foram elaboradas apenas 3.000 garrafas desse espumante. 

Quando estivemos no Vale dos Vinhedos pela primeira vez (2008) uma das primeiras vinícolas visitadas foi a Marco Luigi, charmosa bodega que teve suas atividades oficializadas em 1946, embora a família já se dedicasse ao vinho desde sua chegada, em 1875. 

Desde então não havíamos repetido a visita, não porque não seja muito interessante, mas por outras razões. O charme do lugar é sempre encantador, mesmo para quem já conhece dezenas de outras vinícolas. Mas, no último mês de abril resolvemos voltar por lá e degustar novos produtos e comprar alguns vinhos. 

Um deles foi esse espumante brut, elaborado a partir de três variedades: Chardonnay, Pinot Noir e Merlot, sendo essa última um diferencial do produto porque sai da fórmula tradicional dos espumantes à moda dos champagne. O método de elaboração é o tradicional (champenoise), com a segunda fermentação ocorrendo na própria garrafa. O contato do vinho com as leveduras ocorreu durante 18 meses.

Na taça tem coloração dourado claro. Perlage fina e intensa. Aromas de ótima complexidade, mesclando os frutos brancos, flores e as notas da fermentação, sem exageros. Na boca é cremoso, com ótima acidez e complexidade se repetindo, sem ser um espumante pesado. A acidez lhe dá frescor e capacidade de acompanhar comida. Final longo, frutado e com boa lembrança tostada vinda da fermentação. 

Espumante que permanece agradável ao paladar mais próximo dos vinhos mais leves, mas que também agradará aos apreciadores de espumantes mais complexos. É maduro, sem ser pesado. É fresco, sem ser simples demais. Entende?

Compraria outra garrafa, sem piscar. 


Detalhes da compra:

Comprei esse espumante no varejo da vinícola pelo mesmo preço que é vendido na loja virtual deles: R$ 44. Uma boa compra!

Saúde a todos!



Um comentário:

Marcello Galvão disse...

Boa noite Gil!

Bebi esse na virada desse ano, matei uma garrafa sozinho e gostei muito, inclusive repeti a compra sem piscar tb rsrs! Abraço!

Marcello Galvão
www.agendadevinhos.com