04 julho 2014

Hoje o blog completa 8 anos. E agora? Para onde ir?

Imagem modificada: http://pyong.deviantart.com/art/So-many-roads-to-choose-158395353


Pra um sujeito que não cresceu bebendo vinho, que não tem uma história familiar em torno dessa bebida até que sou insistente. Há oito anos, ao criar o blog e compartilhar anotações sobre vinhos acessíveis, jamais imaginei que chegaria a mais de 800 vinhos comentados, dezenas de visitas a vinícolas, inúmeros novos amigos (de blogueiros a produtores de vinhos), algumas menções entre os blogs mais visitados do Brasil, uma posição de relevância nas buscas do Google etc, etc, etc. 

Só que num determinado momento, há alguns poucos anos, comecei a não anotar todos os vinhos, apenas os mais relevantes. Sabe essa coisa de energia? Algo que nunca acreditei de verdade, começou a bater à minha porta: comentários desagradáveis trazem más energias. Acredite!

Então, passei a postar aqui somente o que acho especial, que vale realmente a pena para o leitor. Isso, além de trazer as benditas "boas energias", me possibilitou beber com mais prazer, sem a preocupação com anotações, de aproveitar mais os momentos, as companhias e deixar de ser aquele sujeito chato que tinha que analisar todos os vinhos. Que alívio!

Mas, e agora? O que querem os leitores? Será que esse modelo ainda funciona? Será que não deveria mudar o estilo? Será que não deveria deixar fotos e comentários apenas para o Twitter e para o Instagram (já que desisti da superficialidade do Facebook)?

Não tenho resposta para essas perguntas. Se alguém puder ajudar, agradeço. O que sei é que nesses oito anos, ao lado da minha inseparável companheira de taças, minha esposa Érika, vivi momentos que jamais imaginei viver, conheci pessoas de grande valor, bebi ótimos vinhos, passei a respeitar muito mais os agricultores, as famílias de agricultores, enólogos, produtores, sommeliers, pessoas que efetivamente não vivem uma vida de glamour, mas de muito trabalho. 

O caminho a seguir, portanto, ainda não sei... talvez o blog tenha um fim programado um dia, talvez passe a contar com colaboradores, talvez faça mais vídeos... o que sei é que aqui só aparecerão boas notícias, porque para as más notícias já existem os noticiários e as páginas políticas e policiais. 

Obrigado a todos! 

Saúde a todos!

14 comentários:

Anônimo disse...

Caro Gil, bom dia.
Parabéns pelos oito anos de boas informações. Penso que o caminho é esse mesmo, postando cometários que vc sente prazer em compartilhar, pois estarei sempre lendo e aprendendo mais, na certeza de que a informação é confiável. Imagino que essa atividade está tão arraigada no seu cotidiano que não o vejo largando tudo isso. Caminhe ao som daquela belíssima música do Almir Sater "Ando devagar por que já tive pressa
E levo esse sorriso por que já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe,
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Nada sei"...
Felicidades e vida longa para o seu blog.
Ronan.

Vinho para Todos disse...

Caro Ronan,

suas palavras são um incentivo. Muito obrigado pelo carinho de sempre.

você tem razão sobre a dificuldade de ficar sem o blog... é uma possibilidade, mas por enquanto com pequenas chances de acontecer.

forte abraço!

Gil

Le Vin au Blog disse...

Querido Gil, ainda bem que um dia você resolveu criar este blog. Já pensou que tristeza se não tivéssemos nos conhecido.
Sempre que refletimos sobre o nosso blog, nos pegando repetindo sobre a importância que teve em nossas vidas, especialmente pelas pessoas especiais que conhecemos nos últimos anos. Você e a Érika estão no grupinho mais querido.
Quem sabe um dia tomamos vergonha na cara e nos tornamos colunistas do VPT. Enquanto isso não acontece, vamos abrindo garrafas juntos e fazendo brindes a nossa amizade. Bjs.

Ronni Paul disse...

Gil,seu blog é muito bom...seu texto é direto e muito informativo! Já aprendi muito com suas degustações! Continue!

Anônimo disse...

Gil, deixa a tua intuição te levar. O fato é que tua página traz alegria e informação para quem gosta de vinho, sem necessariamente ser entendido no assunto. Acesso-a praticamente todos os dias, há ao menos 2 anos. Que Deus te abençoe com muita saúde e que possas continuar!

Ciro F Cvilikas
Pato Branco PR

Vinho para Todos disse...

Rafaela e Cláudio,

sem dúvida nenhuma conhecer pessoas especiais, como vocês, é o que de mais importante esse blog nos deu.

realmente, seria muito triste não ter conhecido vocês!

obrigado (e espero pela colaboração, mas que não demore muito, ok?).

Gil

Vinho para Todos disse...

Ronni,

obrigado pela gentileza.

forte abraço!

Gil

Vinho para Todos disse...

Ciro,

fico muito feliz em ter um leitor tão assíduo e mais ainda de saber que posso ser útil.

abraço!!!

Gil

Ale Esteves disse...

Gil,
o seu blog está entre os mais bem escritos do Brasil, se não for o melhor.
Inveja e comentários negativos sempre houve e sempre haverá, resultado do seu sucesso.
É realmente cansativo anotar tudo e ter a obrigação de comentar e postar.
O que eu decidi para meu blog, por exemplo, é que a página é minha, não tenho patrocinadores, então eu coloco o que eu quero e quando eu quero.
Já que blog não dá dinheiro mesmo, tem que ser algo feito por prazer e não por obrigação.
Continue, porque tem muita gente que te segue, que lê seus textos avidamente e porque escrever sobre vinhos é um eterno estudo que nos alimenta a alma e o cérebro também.
Grande abraço,

Ale Esteves
www.damadovinho.com.br

Beto Duarte disse...

Parabéns, Gil!!! Ninguém tem a fórmula de nada. Continua fazendo o que te dá prazer!!!
Grande Abraço!
Beto Duarte

Márcio Erdós disse...

Caro Gil !
Costumo acompanhar uns 6 blogs de vinhos e, se algum desses nao deve mudar, esse eh o seu. Pragmático e livre de enochatices, para mim o melhor de todos.
Nos mantenha bem informados!
Abs.

Administrador disse...

Alê,

agradeço demais pelo comentário. Ler que o blog está entre os "mais bem escritos do Brasil" e vindo de você, fico sinceramente lisonjeado.

quanto aos comentários negativos, eles são raríssimos. Há um nível de cordialidade muito alto entre aqueles que enviam os comentários. Salvo um ou outro (e que em alguns casos até me divertem), não tenho esse tipo de problema.

apenas fiz esse post porque gostaria de mudar algo no blog, mas ainda não cheguei a uma resposta.

obrigado novamente pelo carinho.

saúde!

Gil Mesquita

Administrador disse...

Valeu, Beto Duarte!

obrigado pelas palavras de incentivo. O "Papo de Vinho" está entre minhas referências.

abraço!

Gil

Administrador disse...

Márcio,

fico feliz em ter um leitor assíduo há tanto tempo.

forte abraço!

Gil