17 julho 2014

Já provou um vinho feito com oito uvas? Provamos e gostamos do Chozas Carrascal Las Ocho 2009


Esse é um corte de oito uvas! Isso mesmo, OITO uvas! Quando publiquei a foto do vinho no Instagram teve gente comentando que isso nem seria assemblage, seria aquela "atividade" que no Dicionário Aurélio é definida como "atividade sexual de que participam três ou mais pessoas".

Brincadeiras à parte, é um corte de variedades tipicamente espanholas (bobal, garnacha e tempranillo) e de outras internacionais (cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot e syrah). Tem passagem de 14 meses em barricas de carvalho francês e, quando comprei, esperava um vinho robusto e foi exatamente isso que encontrei. 

O produtor é uma jovem bodega familiar, Chozas Carrascal, fundada em 2003 e que elabora vinhos nas regiões de Pago (de onde vem esse vinho), Utiel-Requena, Cava e também na AOC francesa de Saint Jean de Minervois, onde produzem um Muscat.

Na taça a cor é rubi, denso e brilhante. Os aromas iniciais trouxeram um mentolado refrescante e algum álcool aparecendo (14,5% de teor), indicando que alguns minutos de aeração cairiam bem. Depois de meia hora apareceram aromas intensos de frutos negros, menta, floral, lírio, algo de fumaça e tostado da madeira. Maduro e com boa complexidade no nariz. 

Na boca tem taninos vivos, que ainda precisarão de um tempo para amaciarem. Acidez mediana. É seco, de corpo médio, ainda jovem, mas já agradável. Tem estrada pela frente. Final longo, com muitos frutos, tostado, chocolate amargo, amêndoas e castanha. 

A presença dos taninos ainda jovens indica que pode evoluir pelos próximos 2 ou 3 anos sem problemas. Boa complexidade. Um estilo mais sério que os tempranillo que a Espanha tem produzido para seduzir os consumidores do Novo Mundo. Esse tem mais cara de Velho Mundo.


Detalhes da compra:

Infelizmente não anotei o importador desse vinho, mas pode ser encontrado em lojas virtuais na faixa dos R$70-75.

Saúde a todos!



Um comentário:

Paulo Sousa disse...

Boa noite,
venho apresentar a WIVINI.
A WIVINI é uma garrafeira online, que visa descomplicar o processo de compra de vinhos e destilados, com uma equipa dedicada e focada no cliente.

Visite-nos.

Obrigado