09 julho 2014

Sempre um vinho elegante (e brasileiro): Salton Talento 2009


Estava devendo esse post há algum tempo. Recebi o vinho para participar de uma edição do Wine Bar, em 25 de março, em que seriam degustados três vinhos da Vinícola Salton, uma das gigantes do vinho brasileiro. 

Essa edição era comemorativa aos 10 anos desse ícone da vinícola, corte de três uvas: Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (30%) e Tannat (10%), que passa 12 meses em barricas de carvalho francês e mais 12 meses descansando na cave da vinícola, para ganhar equilíbrio.

Na taça a coloração é púrpura, intenso, sem notas de evolução. Os aromas são intensos, elegantes e de boa complexidade, com frutos vermelhos, chocolate, cogumelos, tabaco, baunilha e discreto floral. Fruta e madeira já em grande harmonia. 

Em boca tem bom corpo, com taninos elegantes e macios, boa acidez. Equilibrado, macio e elegante. Final longo, harmônico, pedindo mais um gole e repetindo as sensações aromáticas e gustativas. Ótimo pra beber agora. 

As sugestões de harmonização são muitas, desde carnes vermelhas, a queijos fortes e massas mais condimentadas.   


Detalhes da compra:

Como dito, recebi o vinho para participar da edição do Wine Bar (veja o vídeo aqui), mas na loja virtual da Salton é vendido a R$60. Boa compra!

Saúde a todos!


Nenhum comentário: