08 agosto 2014

Um ótimo vinho de guarda argentino: Afincado Malbec 2006

Um malbec que se comportou muito bem durante esses anos em garrafa. 

Guardei esse vinho por uns três anos. Devidamente climatizado, esperava uma ocasião especial para ser aberto. Então, em junho tive uma boa oportunidade para abri-lo quando o amigo Cristiano Orlandi (Vivendo Vinhos) e a Valdirene, sua esposa, vieram por essas bandas.   

Esse argentino é um vinho de guarda e pertence a uma linha com vinhos muitíssimo seguros, elaborados pela Terrazas de Los Andes. As uvas são de uma safra excelente em Mendoza e teve passagem por barricas de carvalho, mas não encontrei informações a respeito. 

Na taça coloração rubi, lacrimoso. Aromas em boa intensidade, frutos negros, chocolate, ervas aromáticas. Na boca tem bom corpo, bem harmônico, com taninos finos e acidez mediana. Bom volume, equilíbrio e elegância, com final bem longo e prazeroso. Palato marcado pela boa fruta e por tostado da madeira.  

Acompanhou bem as carnes do churrasco. Envelheceu muito bem e mesmo com 8 anos ainda tinha muito a oferecer. Pena que só tínhamos uma garrafa para aproveitar, porque deu vontade de abrir outra.

Enfim, mais uma prova da importância de se ter boas amizades, porque através delas sempre temos motivos para abrirmos a adega!


Detalhes da compra:

Sinceramente, não me lembro quanto paguei por essa garrafa há três anos, mas certamente foi algo superior a R$200. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: