15 setembro 2014

Elegante vinho branco da África do Sul: Klein Constantia KC Sauvignon Blanc 2012


No início desse mês de setembro os amigos do Le Vin au Blog (Rafaela e Cláudio) e Vivendo Vinhos (Val e Cristiano) nos visitaram por ocasião dos meu aniversário de 40 anos. Amigos que são, vieram para amenizar o baque de sair da casa dos 30 e, como sempre, trouxeram vinhos para nos divertirmos. 

O primeiro que abrimos foi esse Sauvignon Blanc da África do Sul, trazido pelo Cristiano. É elaborado pela Klein Constantia, uma tradicional vinícola do país, cuja história remonta a 1685. A região produtora é Stellenbosch (veja no mapa abaixo). 

Na verdade o vinho leva uma pitada de Semillon (13%), o que o deixa mais parecido com um francês de Bordeaux do que um potente Sauvignon Blanc varietal do Novo Mundo. Ao que parece uma proposta de mais elegância. 


Na taça tem cor palha. Nos aromas apresenta elegância, lembrança vegetal, aspargos, folha de tomate, mas também frutos tropicais, especialmente maracujá doce. Em boca é untuoso, tem bom corpo, notas de frutos brancos mais presentes. Palato marcado por mineralidade e notas vegetais. Acidez mediana e final de média persistência. 

Vinho mais elegante que potente. Por ter passado em contato com as borras durante a fermentação, pelo período de dois meses, ganhou boa complexidade. Tem 14% de álcool.  

Segundo a vinícola o vinho poderá melhorar com a guarda por até três anos (2015). E eles tem razão nessa expectativa, pois está com dois anos e ainda deve evoluir. 


Detalhes da compra:

Esse vinho foi trazido pelo amigo Cristiano (obrigado, amigo!), mas é importado pela Grand Cru, que o vende em seu site por R$57 (veja aqui).

Saúde a todos!



Nenhum comentário: