18 setembro 2014

Mais uma boa opção de espumante brasileiro: Salton Intenso Brut "Edição Especial"


Em junho tivemos mais uma edição do Winebar, mas eu estava em débito com esse post, embora tenha degustado o espumante na época certa. Independente do atraso, acredito que possa colaborar com minha opinião a respeito do produto. 

Esse espumante da Vinícola Salton, gigante do vinho brasileiro, é elaborado pelo método Charmat, com a segunda fermentação acontecendo em cubas de inox (autoclaves) e esse processo leva 18 meses, no caso desse produto. 

As variedades utilizadas para o vinho base são as tradicionais Chardonnay (67%), Pinot Noir (24%) e uma pitada de Riesling (9%). Pela composição espera-se um espumante mais leve e refrescante, com a presença das duas variedades brancas, sendo comum que essa última (Riesling) entre no corte para dar ainda mais frescor por conta de sua acidez. 

Enfim, o espumante tem coloração amarelo palha, com bolhas finas, formando um colar de espuma bem persistente. Nos aromas é delicado, com notas cítricas, frutos brancos e discreta lembrança da fermentação (tostado e pão). Em boca tem boa cremosidade, bom frescor e vocação para servir como aperitivo ou para acompanhar pratos como bolinho de bacalhau, frutos do mar, peixes assados etc. Final de boa persistência, equilibrado e agradável. 

O espumante, como esperado, tem delicadeza, frescor, cremosidade e certa complexidade, que não é tão grande apesar dos 18 meses de elaboração. Assim, não fica "pesado" e mostrou-se bem equilibrado.


Detalhes da compra:

Recebi essa garrafa para participar da degustação, mas na loja virtual da vinícola o espumante é vendido a R$40, uma boa compra!

Para ver os vídeos dessa edição do Winebar, clique aqui!

Saúde a todos!





Nenhum comentário: