12 setembro 2014

Mais uma ótima opção de tinto brasileiro (e barato): Larentis Tannat Reserva Especial 2012

Ótimo preço, alta qualidade e produção limitada: atributos interessantes, não?

Sempre que vou ao Vale dos Vinhedos faço uma visita à Larentis, vinícola familiar na essência da palavra. Numa dessas viagens ganhei do André (enólogo da vinícola) uma garrafa desse Tannat, ainda sem rótulo.

Mas, me esqueci que vivo no "país do terrorismo aéreo" e não despachei a bombástica garrafa. Resultado: o agente da Infraero queria confiscar o produto (ou me fazer perder a paciência até deixar o vinho pra ele). Mas, não senhor! Sou um terrorista marrento! Saí da área de raio-X e doei o vinho a uma simpática vigilante do aeroporto de Porto Alegre. Ela deve ter ficado feliz. 

Mas, em abril, estivemos no Vale para participar da Wine Run, corrida rústica pelos vinhedos, visitei mais uma vez a vinícola e comprei uma das 2.600 garrafas produzidas para esse vinho, a de número 1.534. Gostei bastante do resultado, pois é um vinho com boa complexidade especialmente porque fermenta em barricas de carvalho e nelas permanece por mais 5 meses. Depois de engarrafado ainda descansa por 6 meses nas caves. 

Na taça tem coloração rubi, ainda jovem. Ótimos aromas, lembrança de frutos vermelhos muito bem integrados com os aromas da passagem por barrica. Boa complexidade. 

Na boca é ainda melhor. Frutado harmônico, taninos finos e acidez lá em cima. Talvez encontre maior equilíbrio ainda com a guarda e ganhe complexidade. Um vinho já gastronômico, que pede comida. Tem 13,4% de álcool, sem desequilíbrio. 

Final persistente, com muita fruta e notas lembrando café. Boca com lembrança discreta dos taninos, mas salivando por conta da acidez. Acredito que um tempo no decanter lhe fará bem, porque bebemos metade da garrafa à noite e a outra metade no almoço do dia seguinte. Estava melhor!

Um vinho para ser guardado por mais 4-5 anos, sem problemas.


Detalhes da compra:

O vinho é vendido no varejo da vinícola por R$37 e assim também está anunciado no site (veja aqui). Uma ótima compra!

Saúde a todos! 




Um comentário:

Fernando disse...

Fugindo um pouco do assunto principal, infelizmente: não é possiviel colocar liquidos na bagagem de mão em vôos nacionais? Já fiz isso vindo de foz.
abs