22 setembro 2014

Um espumante com a elegância da Provence: Les Amis Rosé Brut


Na última semana foi realizada mais uma edição do Winebar, degustação virtual que contou com a presença do Otávio Piva, da importadora Expand, que gentilmente enviou três vinhos para os degustadores. 

Infelizmente, os meus foram recebidos aqui em casa apenas na manhã seguinte ao evento, mas aqui vão minhas impressões sobre o primeiro vinho degustado, um espumante rosé da Provence, elaborado pela vinícola Les Vin Bréban, fundada em 1952. Na elaboração utilizam exclusivamente uvas Grenache.  

Na taça a cor lembra "casca de cebola", típica dos rosés mais elegantes da famosa região francesa. Bolhinhas delicadas e finas, mas não muito abundantes. Aromas de frutos vermelhos delicados, pêssego e algum floral. 

Em boca é cremoso, com boa fruta, notas minerais, leve lembrança parecendo musgo. Certa complexidade. 

Final de boa persistência, marcado por fruta vermelha presente, mas com leve amargor. Espumante de boa intensidade em boca, correto e refrescante. Tem 11,5% de teor alcoólico.

Impossível beber o espumante e não lembrar de comida asiática, principalmente pratos com salmão em razão da cor.

Curiosidade: no rótulo aparece a inscrição Vin Mousseux, que simplesmente significa "vinho espumante", sem qualquer ligação às classificações francesas mais conhecidas, como Champagne ou Crémant.  


Detalhes da compra:

Recebi o vinho para participar da degustação virtual, mas é vendido na loja virtual da Expand por R$64,80 (veja aqui). 

Para ver o vídeo dessa edição do Winebar, clique aqui

Saúde a todos!




Nenhum comentário: