27 outubro 2014

Para brindar com seus convidados: Salton Poética Brut Rosé

Foto: Marcel Gussoni (www.saborsonoro.com.br)

Os vinhos espumantes são de grande versatilidade quando o assunto é harmonização. Dá pra fazer uma lista muito grande das boas experiências que tive nesses muitos anos escrevendo sobre vinhos aqui. Além disso, combinam com nosso clima quente na maior parte do ano, servindo como aperitivo, para bebericar à beira da piscina ou para receber os amigos, o que costuma-se chamar de welcome drink

Esse espumante da Vinícola Salton é um bom exemplo de vinho com essas características: bem feito, agradável, fácil de agradar e barato. Mesmo os mais acostumados com espumantes mais adocicados, como os moscatéis, poderão gostar desse aqui. 

É elaborado pelo método Charmat, com segunda fermentação em tanques de inox, momento em que as bolhinhas e a espuma são formadas. As uvas utilizadas são a Chardonnay (20%) e a Pinot Noir (80%), sendo essa última a responsável pela cor do espumante rosé. Tem 12% de álcool. 

Na taça tem uma cor delicada, salmão, significando que a vinícola optou por deixar as cascas das uvas tintas pouco tempo em contato com o líquido. Uma elegante cor, com bolhinhas finas. Essa opção também alinha-se ao gosto da maioria dos consumidores brasileiros por um espumante menos seco, mas "fácil" de beber. 

Tem bons aromas, frutos vermelhos delicados e pouca presença daqueles aromas típicos da fermentação, como casca de pão e fermento. A opção é mesmo por um espumante mais frutado. Na boca é leve, refrescante, com alguma cremosidade. A acidez é boa, o que deixa o espumante pronto para alguns petiscos. 

Foto: Marcel Gussoni (www.saborsonoro.com.br)

O teor de açúcar é de um brut, mas em quantidade mais próxima a um demi-sèc. Final de boa persistência, agradável e frutado. 

Apostaria nesse espumante mais como aperitivo, mas foi bem com petiscos leves, como tomates cereja no azeite e alguns morangos com queijo. Bom produto. 


Detalhes da compra

Recebi essa garrafa para participar de uma degustação virtual do WineBar, no dia 14/10 (veja como foi aqui). Na loja virtual da Salton é vendido a R$30 (veja aqui). 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: