23 outubro 2014

Refrescante e típico branco brasileiro (além de barato): Salton Paradoxo Gewürztraminer 2014


Sempre gostamos aqui em casa de experimentar vinhos com a uva Gewürztraminer, porque são aromáticos, frescos, exóticos, sejam secos ou doces, podem reservar boas surpresas. Segundo os enólogos é uma variedade difícil de ser cultivada e de pouco rendimento no vinhedo, daí serem poucos os rótulos disponíveis no mercado.  

Esse Gewürz da Vinícola Salton apresenta o frescor e os aromas florais típicos da variedade e (o melhor) a um preço bem honesto, que poderá ser harmonizado com frutos do mar, comida japonesa ou entradinhas sem maiores complicações.

Na taça tem coloração amarelo palha, com reflexos esverdeados. Aromas florais, rosas, um pouco de frutos brancos, pêra e lichia, algo cítrico em segundo plano. Na boca tem pouco corpo, boa acidez, bom equilíbrio entre flores e frutos. Final mediano, refrescante. 

Sem passagem por madeira, como se poderia esperar, mantém o frescor e características aromáticas e gustativas da variedade. Bom vinho. Agradável como aperitivo nesses dias escaldantes ou para acompanhar pratos leves. Tem 12,5% de álcool.  

Está pronto para ser bebido agora. Não é feito para guarda


Detalhes da compra:

Essa garrafa me foi enviada para participar da degustação no Wine Bar que aconteceu no dia 14/10, mas o vinho é vendido na loja virtual da vinícola por R$25 (acesse aqui). Uma boa compra!

Saúde a todos!



Nenhum comentário: