13 outubro 2014

Se tiver uma garrafa dessas, deixe guardada por enquanto: Dominio del Plata Essential Cabernet Sauvignon Tannat 2011


Esse é um vinho especial, não só por ser de uma edição limitadíssima (1 barrica apenas), mas por ter sido elaborado por uma das mais importantes enólogas do mundo, a Susana Balbo (leia-se Dominio del Plata) e pelo blogueiro Deco Rossi, que além de manter seu blog sobre vinhos (EnoDeco) é hoje o representante no Brasil da Wines of Argentina, responsável pela divulgação desses produtos mundo a fora. 

O vinho, para quem não sabe, foi o resultado de uma ação muito interessante realizada em 2011 pela Importadora Cantu e pela Susana Balbo. Funcionou assim: 25 blogueiros brasileiros foram escolhidos e cada um recebeu cinco garrafas (375 ml) com amostras diferentes de vinhos. Dois cabernet sauvignon e dois malbec de regiões diferentes e um tannat. Cada um fez seu vinho a partir de um corte de livre escolha e enviou a "fórmula" para a enóloga. O vencedor foi o vinho do Deco, um corte de 50/50 cabernet sauvignon e tannat que surpreendeu a todos. 

Abri minha única garrafa no começo de setembro, com os amigos do Le Vin au Blog e Vivendo Vinhos, com uma desconfiança muito grande de que estaríamos "matando o vinho" ainda muito jovem. Não deu outra. Mas, o amigo Deco já me prometeu outra garrafa, o que espero se concretize em breve!


Um fim de semana especial ao lado dos amigos merece vinhos especiais.

Na taça demonstrou juventude com sua coloração púrpura, bem brilhante. Aromas intensos, com madeira bem presente no primeiro momento, lembrança de côco e baunilha. Na boca os taninos ainda estão bem jovens, precisando de tempo na garrafa para ficarem mais macios. Acidez discreta e álcool dando potência, mas sem desequilíbrio. Final longo, repetindo a boa mescla entre fruta e madeira. 

Um vinho que evoluiu na taça, deixando os aromas amadeirados de lado para que o frutado aparecesse. Mas, ainda está muito jovem, com estrutura de taninos indicando que pode evoluir mais, ganhar mais equilíbrio. Provavelmente mais dois anos de guarda deixarão o vinho ainda melhor. Mas, se gosta de vinhos com esse estilo tânico e amadeirado talvez seja bom provar agora. 

Como terei outra garrafa em breve, deixarei para abri-la lá por 2016-2017, talvez. 


Detalhes da compra:

Esse vinho foi gentilmente enviado pela importadora Cantu a todos os blogueiros que participaram da ação. Creio que não esteja mais à venda, mas os demais vinhos dessa mesma linha (Essential) estão à venda na faixa dos R$ 60-65. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: