06 novembro 2014

Ótimo chileno para beber agora ou guardar por mais alguns anos: Yali Limited Edition Carmenère 2011

Foto: Marcel Gussoni (www.saborsonoro.com.br)

A uva Carmenère não está entre minhas favoritas, como já escrevi aqui no blog algumas vezes. Mas, isso não me impede de experimentar esses vinhos, porque a tarefa aqui é tentar contribuir com o leitor, não impor o gosto pessoal. Então, minha tentativa é sempre uma opinião isenta de influência do meu gosto pessoal. Não é fácil, mas vivo tentando. 

Esse vinho pertence à linha Yali, da importante Viña Ventisquero, com uvas do Vale do Maipo, região mais próxima à capital Santiago, ideal para essa uva emblemática daquele país. 

O vinho, na verdade, não é elaborado apenas com a uva do rótulo, pois a Carmenère (85%) tem a Syrah (15%) como coadjuvante. A passagem por madeira dá ao vinho uma grande elegância e indica um potencial de guarda bastante considerável, pois só um vinho de alta gama poderia passar 16 meses em barricas de carvalho francês e mais 12 meses de maturação nas caves da bodega.

Na taça a coloração é rubi. Os aromas são intensos, daqueles que se sente de longe quando a primeira taça é servida. Frutos vermelhos maduros, especiarias, pimenta preta. Boa complexidade também por conta da longa passagem por madeira, sem que isso ofusque as boas características da fruta. Ainda vai evoluir para se tornar mais complexo. 

Na boca é encorpado, taninos marcantes que ainda precisam amaciar para se tornar um vinho ainda mais completo. Acidez moderada, como é natural em vinhos de clima mais quente, especialmente os chilenos. Final de longa persistência, repetindo a boa fruta, as especiarias e as notas amadeiradas. Apesar dos 14% de álcool não há desequilíbrio.  

Vinho intenso, em aromas e sabores, que pode ser guardado por mais 3-4 anos em qualquer problema. Se eu tivesse outra garrafa deixaria escondida em nossa adega ainda mais tempo, porque os especialistas apostam muito no potencial de vinhos Carmenère de alta gama por volta dos 8 anos de idade. Seria uma boa experiência degustá-lo em 2019.  


Detalhes da compra:

Esse vinho é importado pela Domno do Brasil e pode ser encontrado em faixa de preços variando entre os R$80 e R$100, dependendo do estado por conta da tributação.  

Saúde a todos!




Nenhum comentário: