17 dezembro 2014

Barato e muito interessante esse Viu Manent Chardonnay Reserva Estate Colletion 2013


Estava procurando um vinho branco pra comprar, mas não queria um Chardonnay. Pensava em Gewürztraminer ou Viognier, mas ao ver esse vinho da ótima Viu Manent, pelo preço que estava sendo vendido, não tive dúvida em comprar. Visitamos a vinícola em 2011 e gostamos de tudo por lá, dos vinhos, do restaurante, da recepção aos turistas. 

Então, beber novamente um vinho deles é uma maneira de recordar um pouco a visita à bodega cuja história começa em 1935, quando o imigrante catalão Miguel Viu Garcia e seus filhos fundam a empresa em Santiago, dedicando-se ao comércio e engarrafamento de vinhos para o mercado local. Em 1966 adquirem uma propriedade no Vale de Colchagua que possuía 150 hectares de vinhedos com plantas pré Philoxera, a praga que dizimou vinhedos pelo mundo todo.

A vinícola possui várias certificações nacionais e internacionais conquistadas em virtude de suas práticas de sustentabilidade (veja aqui). Mas, vamos ao vinho:


Na taça tem coloração amarelo palha, bem claro. Intensos aromas, com destaque cítrico e vegetal no início, quando estava a uma temperatura mais baixa. Com a temperatura subindo um pouco aparecem frutos brancos, maracujá, goiaba branca, melão.

Ótima complexidade, principalmente porque não passa por madeira. No início parecia que o vinho leva uma pitada de Sauvignon Blanc, mas depois descobri que tem 4% de Viognier.    

Na boca tem corpo mediano, untuoso, bem mineral, repetindo também a boa fruta e as notas vegetais. Final de média persistência, com palato mineral, frutado e muito fresco. Arrisco a dizer que é bem diferente da maioria dos Chadonnay chilenos nessa faixa de preços e proporcionou uma experiência bem interessante ao degustá-lo em temperaturas diferentes.

Ótima compra!


Detalhes da compra

Comprei esse vinho no site da Wine. O preço normal é R$46, mas para associados saiu por R$35,20. A expectativa de guarda, segundo o site, é de quatro anos, mas está num excelente momento e eu não aguardaria mais tempo para bebê-lo.

Saúde a todos!



Um comentário:

Rodrigo Rosa disse...

Preço ótimo. Já havia provado ele aqui em São Paulo, comprado em um mercado por um preço parecido. Ótimo vinho.

Abraços,