20 dezembro 2014

Esse você pode comprar em caixas: Arte Espumante Brut Rosé 2013 #CBE


Nas festas de fim de ano não pode faltar espumante. Pensando nisso, a Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE publica nesses dias uma série de textos com indicações de seus confrades. O tema foi sugerido pelo Gustavo Kauffman, do blog Enoleigos: "espumante elaborado pelo método tradicional". 

Eis uma ótima oportunidade para você ter algumas dicas independentes e, no meu caso, poder escrever sobre esse espumante que temos bebido bastante em casa, mas ainda não tinha encontrado um tempo para publicar aqui minhas impressões. 

Ele é o mais recente espumante lançado pela Casa Valduga, que se juntou ao Brut (branco) e ao Demi-Sèc para formarem o trio da linha Arte. Os três são espumantes elaborados pelo método tradicional (Champenoise), com a segunda fermentação realizada na própria garrafa, com tempo 12 meses de maturação.

Esse rosé leva 60% de Chardonnay e 40% de Pinot Noir, um corte clássico para espumantes pelo método tradicional. Tem 11,5% de álcool.

Na taça tem cor salmão, com perlage fino e delicado e formação de uma espuma persistente. Nos aromas predominam frutos vermelhos delicados, como cereja e framboesa. Aromas provenientes da fermentação bastante discretos.

Na boca é bem cremoso, mas com boa acidez deixando o espumante também refrescante. Notas frutadas bem aparentes. Final de boa persistência frutado e cremoso. Espumante feito para os dias quentes do verão, mas também para acompanhar uma grande diversidade de pratos, especialmente saladas.

Uma ótima opção de espumante muito bem feito, barato e bastante charmoso visualmente.


Detalhes da compra:

Esse espumante pode ser encontrado na faixa dos $35-45 ou até mais barato, dependendo do estado e da situação tributária. Aqui em Uberlândia compro por R$38.

* Esse é o 98º vinho que comento para a Confraria Brasileira de Enoblogs. 

Saúde a todos!





Um comentário:

Le Vin au Blog disse...

Este post ajudou a definir uma compra para a próxima festa da empresa. :)
Beijo,
Rafaela G.