15 dezembro 2014

Excelente compra por menos de $40: Don Pascual Reserve Pinot Noir 2013


Fico bem feliz quando a compra de um vinho barato é tão surpreendente como esta. Sei que atualmente é difícil você comprar um vinho ruim, no sentido de "mal feito", porque na maioria das compras que consideramos negativas o problema é que o vinho não agrada nosso gosto pessoal. Até já escrevi sobre isso aqui (relembre). 

Mas, esse Pinot Noir do vizinho Uruguai além de bem feito e com predicados interessantes caiu muito bem no que consideramos aqui em casa um Pinot prazeroso - não necessariamente complexo e enigmático como alguns sempre esperam de um vinho com essa uva - que nos deixou com um sorriso fácil no rosto. 

Esse vinho é elaborado pela bodega Establecimiento Juanicó, na região de Canelones. A vinícola é comandada pela Família Deicas, que adquiriu a propriedade em 1979. Consta que foram os primeiros a elaborarem um grande vinho de guarda, chamado Preludio, elaborado em 1992 com cinco variedades e com passagem de dois anos por barricas francesas. Em 1994 foi responsável por exportar o primeiro container completo de vinhos uruguaios, com destino a Londres. Outros feitos você pode conferir no site da vinícola (clique aqui).

A vinícola está distantes cerca de 45 km da capital, Montevidéu. Fonte: Google Maps.

Na taça coloração grená, translúcido. Aromas de média intensidade, mas de qualidade. Frutos silvestres delicados, tostado elegante, tudo delicado e harmônico. Em boca tem corpo médio, um tanto mais encorpado para um Pinot, mas a boa fruta silvestre, notas mentoladas, algo terroso e o tostado da madeira formam um bom conjunto. Taninos aveludados e acidez mediana. Final longo, com fruta e madeira bem integrados. Surpreendente pela elegância e delicadeza, sem exageros. 

Talvez porque apenas 35% do vinho passaram por madeira ele fica longe dos Pinot amadeirados ao extremo que encontramos por aí. Ótima compra, que infelizmente não poderei repetir porque acho que comprei a última garrafa no site!     


Detalhes da compra

O vinho é importado pela Interfood, mas essa garrafa foi comprada por R$ 32,30, na condição de associado ao Clube Wine.

Saúde a todos!



Um comentário:

Fernando disse...

Visitei a Juanico este ano e adorei o Cabernet Franc da linha Atlantico Sur que provei.Como também os Preludio.
Comprei este PN também na Wine e fiz questão de mencionar a boa relação preço x qualidade no grupo que sigo.
O Uruguai têm sido uma saída pra vinhos alcoolicos e exagerados por aqui.