15 fevereiro 2015

Simples e encantador: Carpineto Chianti Classico DOCG 2012


Não escondo de ninguém minha admiração pelos vinhos italianos, principalmente os toscanos. Dia desses alguém me perguntou qual vinho eu beberia no dia da morte (se pudesse escolher, claro). Respondi de imediato: um Brunello di Montalcino! Depois que respondi fiquei pensando se era a melhor resposta, além do tom macabro da pergunta... mas, ainda que inconscientemente, a Toscana me veio à mente. 

Dito isso, escrevo hoje sobre um interessante Chianti Classico elaborado pela Carpineto, fundada em 1967 pelas famílias Sacchet e Zaccheo, que elabora principalmente vinhos tintos (95%), desde Brunellos, Chiantis e outros vinhos IGT. Exporta para mais de setenta países atualmente. Comentei há algum tempo um rosé deles (relembre). 

Segundo o importador o vinho leva cerca de 80% de sangiovese (a uva mais importante da Toscana), canaiolo e outras variedades (em torno dos 20%). Tem passagem por madeira e 13% de álcool.   

Na taça tem coloração púrpura. No nariz um mix de frutos vermelhos delicados, como cereja, morango, além de um floral também presente em segundo plano. Em alguns momentos lembrança de erva doce. A madeira (6 meses) aparece bem nítida, mas formando um bom conjunto com a fruta, sem se sobrepor. 

O conjunto harmonioso no nariz se repete em boca. Vinho equilibrado, de corpo médio, taninos finos e acidez marcante. A vocação gastronômica é indiscutível. Vinho que não tendo grande complexidade, surpreende pela harmonia e isso torna impossível não reconhecer sua qualidade. Uma simplicidade encantadora, como dito no título do post.  

Final seco, marcado por taninos elegantes e boca salivando por conta da ótima acidez. Dá vontade de mais um gole, acompanhado de comida, claro. Aqui em casa, no dia em que o vinho foi aberto, o jantar foi com baião de dois, prato típico do nordeste brasileiro... ficou porreta!

Está pronto para beber agora!


Detalhes da compra:

Esse vinho é importado pela Wine, que o vende em sua loja virtual por R$ 69, mas para associados de seu clube há um desconto especial. Essa garrafa, no entanto, eu ganhei de presente.  

Saúde a todos!



Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente um vinho muito bem feito, sem frescuras. Gosto muito desse produtor.

Abraços!