05 março 2015

Se você ainda não conhece os vinhos do Marrocos, comece por esse excelente syrah: Tandem Syrah du Maroc 2010



No ano passado comprei alguns vinhos por mera curiosidade, como um de Israel publicado em janeiro (relembre) e esse tinto do Marrocos. Confesso que comprei sem qualquer informação sobre o produtor, região, nada! Mas, três motivos me levaram à compra: (1) é de um país que ainda não havia aparecido aqui no blog, (2) os países do Mediterrâneo têm influência muito forte da vitivinicultura francesa e (3) vinho elaborado com syrah, uva que dá vinhos muito interessantes se vinificada pelas mãos certas. Pronto, comprei!

O vinho é resultado da parceria entre dois grandes enólogos, Alain Graillot, considerado o "melhor winemaker" de Crozes-Hermitage (sub-região do Rhône, França) e Jacques Poulain, do produtor do vinho, o Domaine des Ouled Thaleb.

As uvas utilizadas são de cultivo orgânico e 60% do vinho passam por barricas de carvalho (francês, certamente). Tem 14,5% de álcool.     

Na taça tem coloração rubi. Já na primeira taça servida uma explosão de aromas, intensos, uma mescla muito elegante da madeira, frutos vermelhos, negros e especiarias. Muita elegância no nariz que se repete em boca: bom corpo, aveludado, denso, taninos macios e boa acidez, deixando o vinho refrescante e pronto para um bom prato. Em boca os frutos negros em equilíbrio com a madeira formam um conjunto complexo e prazeroso. Final longo, dando vontade de mais uma taça.

É daqueles vinhos com boa passagem por madeira, sem que isso seja demérito. Ao contrário, é daqueles casos (infelizmente raros) em que o carvalho acrescenta ao vinho não só os aromas característicos de baunilha, mas complexidade e elegância. Maduro, sem ser enjoativo, até porque a acidez não deixa isso acontecer.   

Confesso que procurei algum senão para o vinho, mas não encontrei. Sem desequilíbrio ou aresta que precise de tempo para ser aparada. Um grande syrah, potente e elegante, até porque não dá pra esquecer que tem 14,5% de álcool.

Vale a pena conferir!


Detalhes da compra:

Esse vinho é importado pela World Wine e vendido em sua loja virtual por R$109. Não é um preço que se pode considerar acessível, mas se você pode/quer gastar esse valor é um vinho que precisa aparecer na sua adega. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: