13 março 2015

Uma cerveja clássica :: Commerzienrat Riegele Privat


- Família: Lager

- Estilo: Munich Helles

- Cervejaria: Brauhaus Riegele - Augsburg - Alemanha

- Teor alcoólico: 5,2%

- Preço: R$ 23.

No dia em que abri essa cerveja eu sinceramente não queria escrever sobre nada. Não queria fotografar, apenas beber, apreciar sem compromissos. Mas, o resultado foi tão bom que resolvi tomar algumas notas e fazer fotos. Depois, ao olhar meus livros de cerveja descobri que ela está na lista das 1001 para se beber antes de morrer. Pronto! Estava explicado porque gostei tanto mesmo não esperando nada.

Ela pertence à família das Lagers, ou seja, de baixa fermentação, resultando em cervejas mais leves, menos encorpadas, mas nem por isso menos interessantes. Da mesma forma  não se pode comparar uma cerveja lager de boa procedência com as "tipo pilsen" comerciais que o brasileiro bebe "estupidamente" gelada.

Essa aqui é do estilo Munich Helles, criado em 1895 numa cervejaria de Munique para rivalizar com as emergentes Pilsen, da Boêmia. Para pertencer a esse estilo a cerveja deve ter sabor predominante do malte, de cor clara e o lúpulo deve dar um leve amargor, mas em equilíbrio. Pode ter entre 4,7 e 5,4% de álcool.

É produzida pela Brauhaus Riegele, cervejaria alemã da cidade de Augsburg, na Bavária. Seu ano de fundação é 1884, pelas mãos de Sebastian Riegele, mas as origens da fábrica remontam a 1386, época em que a cidade era um importante centro comercial europeu. 

A cerveja tem cor dourada, brilhante, com boa espuma. Nos aromas predominam as notas maltadas, lembrando pães, mas o floral do lúpulo aparece também, mas em segundo plano. Na boca é uma cerveja refrescante, com boa cremosidade e personalidade, presença do malte dando corpo e amargor do lúpulo aparecendo em grande equilíbrio. 

Não é um estilo que permita mais amargor que o apresentado, afinal não é uma ale lupulada. Está como deve ser. Final de boa persistência, equilibrado e refrescante.

Servida na temperatura correta (entre 5-7º C), fará boa companhia para petiscos variados, como camarão, lula frita, bolinho de bacalhau, mas também com pratos mais elaborados, como risotos e massas com frutos do mar.


Saúde a todos!

Nenhum comentário: