20 maio 2015

Para quem gosta da Tempranillo (ou Tinta de Toro, como queiram): Frontaura Dominio de Valdelacasa Cosecha 2009


Vinhos espanhóis andaram sumidos aqui do blog. Sem nenhuma razão aparente, mas o fato é que o último tinto foi publicado em julho do ano passado (relembre). Então, esse 100% Tinta de Toro, nome pelo qual a Tempranillo é conhecida na região de Toro, foi uma excelente oportunidade para reparar essa ausência de quase um ano.

Toro é uma Denominação de Origem localizada na província de Zamora e faz parte de uma imensa região vinícola, Castilla y León. Banhada pelo rio Duero, foi criada em 1987 e dados de 2010 revelam a existência de 1.312 viticultores na região.  

O vinho é elaborado pela Bodegas Frontaura, que possui 120 hectares dedicados à variedade mais importante da região e a partir da qual elabora quatro vinhos com diferentes passagens por barricas de carvalho francês: Cosecha (6 meses), Crianza (12 meses), Reserva (18 meses) e Selección Especial (20 meses e elaborado a partir de videiras centenárias. Possui no portfólio um vinho branco com a uva Verdejo, que passa 7 meses em carvalho.

Vamos ao vinho de hoje, que como dito acima, tem passagem de 6 meses por barricas de carvalho francês e 13,5% de álcool.

Na taça tem coloração púrpura. Aromas em ótima intensidade: especiarias, madeira, menta, frutos vermelhos e negros, algum tostado e café. Maduro e com alguma complexidade.

Em boca tem bom corpo, volumoso, apresenta madeira bem presente, com destaque para baunilha e notas de coco. Fruta madura também presente, fazendo bom conjunto com a madeira. Sem rusticidade, com taninos macios e aveludados, é daqueles vinhos que agradam com facilidade, sem qualquer agressividade. Acidez mediana e leve presença alcoólica no nariz. Final longo, repetindo tudo, fruta, tabaco e aparecendo algumas notas minerais.

Vinho que está pronto para beber agora, aos seis anos de idade. É daqueles vinhos que vão bem como aperitivo, já que é muito dócil e maduro, mas pode acompanhar comida, desde que não tenha grande acidez. As sugestões do importador são interessantes: filé ao molho de ervas e risoto de presunto parma com brie.


Detalhes da compra:

É importado pela Domno e pode ser encontrado na faixa dos R$ 110-120.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: