24 maio 2015

Provamos o elegante Salton Desejo Merlot 2008


No dia 28 de abril foi realizada mais uma edição do Winebar, degustação virtual que acontece via Youtube e recebi três vinhos da tradicional Vinícola Salton para participar do evento. Infelizmente, em razão de atropelos da vida pessoal, não consegui participar ao vivo, mas os comentários sobre minhas impressões estarão aqui aos poucos.


Esse vinho já é um clássico brasileiro. Um 100% Merlot que está entre os tops da vinícola e que é sinônimo da alta qualidade que essa uva pode alcançar no Vale dos Vinhedos. Além disso, é um vinho com um bom preço e que entrega um resultado justíssimo pelo que se paga. Uma das boas compras, sem dúvida, dentre os tintos do Brasil. 

Em sua elaboração o enólogo Lucindo Copat utiliza barricas novas de carvalho, numa composição de 50% francês e 50% norte-americano, onde o vinho permanece por 12 meses. Depois de engarrafado ainda amadurece por, no mínimo, 12 meses nas caves da vinícola, adquirindo complexidade. 

O vinho tem coloração púrpura. Aromas em boa intensidade, elegantes, lembrando frutos negros, amoras e uma madeira muito bem integrada, com seus toques de chocolate, tabaco e café. Na boca é muito equilibrado e sem qualquer desequilíbrio. Macio, com taninos redondos e boa acidez. 

Estilo elegante que lembra um Bordeaux e por isso tem vocação gastronômica. Final persistente, prazeroso, marcado pela fruta em bom conjunto com as notas da madeira. 

Se você gosta de vinhos muito frutados, com notas adocicadas e madeira abundante... esse não é pra você. Mas, se gosta do equilíbrio e da elegância, provavelmente irá gostar. 

Já está com 7 anos de idade e me parece em ótimo momento para ser aberto agora. Ideal para acompanhar queijos maduros, carnes vermelhas e massas com molhos mais estruturados.  


Detalhes da compra
   
Recebi o vinho para degustar na edição do Winebar, mas na loja virtual da vinícola é vendido por R$66 (veja aqui). 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: