08 junho 2015

Cerveja do mês :: Anderson Valley Belk's Extra Especial Bitter


- Família: Ale

- Estilo: Extra Special Bitter

- Cervejaria: Anderson Valley - Boonville - Estados Unidos

- Teor alcoólico: 6,8%

- Preço: R$ 19,90.

Não escondo minha preferência por cervejas que trazem uma boa mescla entre malte e lúpulo. Não que as poderosas IPA, com seu forte amargor bem característico, não tenham lugar em meus copos, mas confesso que elas têm ocupado cada vez menos espaço na geladeira aqui de casa.

Da última vez que escrevi sobre cerveja aqui no blog (relembre), coincidentemente o estilo era o mesmo que o da cerveja de hoje, uma Extra Special Bitter, que pertence à família das Ale (alta fermentação) e ao estilo English Pale Ale, um dos mais antigos e populares na Grã-Bretanha.

Essa cerveja é produzida pela Anderson Valley Brewing Company, fundada em 1987 na cidade de Boonville, no norte da Califórnia, cuja população era de 1.035 habitantes segundo levantamento de 2010. A capacidade de produção era bem pequena, de apenas 10 barris, suficiente para abastecer o brewpub de Kenneth Allen em cujo porão a cervejaria foi instalada. 

Mas, com o passar do tempo e a crescente demanda pelas cervejas as instalações foram transferidas em 1996 para um novo local, com capacidade para 30 barris. Com a aposentadoria do fundador, em 2010, a cervejaria passou a outro comando, focado no aumento da capacidade de produção e no envelhecimento das cervejas em barris de carvalho.

Na taça a cerveja tem cor âmbar, com reflexos alaranjados. Boa formação de espuma. Persistente, com bolhas finas. 

Ao abrir a garrafa até a tampinha tinha aromas do lúpulo, bem floral. Servida na tulipa os aromas formaram um bom conjunto entre o adocicado do malte, e as notas florais e especiadas do lúpulo, com o malte mais aparente, como deve ser para esse estilo. 

Em  boca o conjunto aromático se repete, com o amargor do lúpulo dando o recado, mas bem acompanhado por notas de caramelo e mel provenientes do malte. Picante. Boa cremosidade. Final seco, de média persistência, com palato marcado pelo amargor. 

Boa drinkability, fácil de agradar, será uma ótima companhia para uma culinária mais condimentada, como a tailandesa. A temperatura de serviço não pode ser muito baixa, devendo ficar entre os 6-8 graus para melhor percepção de sua complexidade.

Essa garrafa eu ganhei da minha mãe. Obrigado, mãe!!!


Saúde a todos!

Nenhum comentário: