14 junho 2015

Divulgação :: ViniPortugal leva seu Road Show a cinco capitais brasileiras

Paisagem na região do Douro. Foto: .DOC/Divulgação

Degustação gratuita com a presença de produtores vindos de Portugal passará por Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Toda a diversidade dos vinhos portugueses estará à prova em cinco capitais brasileiras através do Road Show – Grande Degustação dos Vinhos de Portugal 2015, promovido pela ViniPortugal, que há 19 anos atua promovendo os vinhos do país em todo o mundo. É uma associação privada, interprofissional, sem fins lucrativos, que contribui para o crescimento sustentável do volume de rótulos portugueses nos mais importantes comércios do mundo.

A programação do evento é a seguinte:

- Dia 22 de junho Belo Horizonte recebe a degustação no Hotel Mercure Lourdes, das 16 às 22 h.

- Dias 24 e 25 de junho é a vez de Vitória, capital capixaba, dentro da Feira Expovinhos, que acontece das 18 às 23 h, no Centro de Convenções de Vitória. 

- Dia 26 de junho - Curitiba receberá 13 produtores que levarão 83 rótulos das principais regiões produtoras portuguesas. O evento acontecerá no Hotel Radisson. 

- Dia 29 de junho, em Florianópolis, desembarcam 18 produtores e 120 rótulos para degustação, no Hotel Majestic Palace. 

- Dia 1º de julho, no Hotel Radisson, em Porto Alegre, acontece a última parada da caravana portuguesa, com a participação de 14 produtores e 86 vinhos.  

A prova em todas as cidades (com exceção de Vitória) começa às 16h para profissionais. A partir das 20h, o evento é aberto para consumidores. Palestras técnicas harmonizadas com iguarias típicas de cada região serão realizadas em todas as cidades. 

Em Porto Alegre o convidado é o jornalista e sommelier Irineu Guarnier Filho, que falará das 18h às 19h para profissionais do setor, com vagas limitadas (30). Na capital catarinense, o jornalista e críticos de vinhos João Lombardo conduzirá a palestra-degustação das 16h às 17h, mesmo horário de Curitiba, com a apresentação do jornalista e crítico de vinhos Guilherme Rodrigues. Márcio Oliveira ministrará a masterclass na capital mineira.

Primeiro no ranking dos países europeus que mais vendem vinhos aos consumidores brasileiros, Portugal se caracteriza por elaborar rótulos diferenciados e únicos. “Nossas castas autóctones, únicas e exclusivas, são um grande atrativo para quem aprecia bons vinhos”, afirma o diretor de marketing da ViniPortugal, Nuno Vale.

Foto: .DOC/Divulgação

Com mais de 250 castas autóctones identificadas, a promoção dos Vinhos de Portugal concentra a sua divulgação em 10 uvas que se constituem nas bandeiras dos rótulos portugueses pelo mundo: entre as tintas, Touriga Nacional, Aragonez/Tinta Roriz, Touriga Franca, Trincadeira/Tinta Amarela, Castelão e Baga; e as brancas Alvarinho, Arinto, Fernão Pires/Maria Gomes e Encruzado.

As inscrições para as palestras são gratuitas, porém é obrigatório preencher os formulários abaixo (clique em sua categoria):

Porto Alegre

Florianópolis

Curitiba

Dúvidas podem ser respondidas pelo e-mail viniportugal@exponor.com.br. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail.

Fonte: .DOC Assessoria de Comunicação

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Gil, tudo bem! Estive no evento de BH e foi um sucesso. Ótimas surpresas e uma organização muito bacana. No próximo ano estaremos lá novamente. Abraços.

Vinho para Todos disse...

Amigo Ronan (presumo que seja você),

que bom que gostou. Há um tempo fui a um evento deles em Ribeirão Preto e fiquei muito satisfeito. São organizados e apaixonados pelo país e seus vinhos.

forte abraço!

Anônimo disse...

Opa! Sou eu mesmo Gil, esqueci de assinar (rsrsrs...). Realmente a paixão desses produtores entusiasma qualquer um. Ano que vem tiro algumas fotos e faço alguns comentários para trocarmos algumas impressões.
Forte abraço para vc e a Érika.

Ronan