29 junho 2015

Mais uma ótima experiência: Arboleda Carmenère 2011


Esse foi o terceiro vinho que provamos para o Winebar realizado no dia 10 de junho. Dessa vez os vinhos provados foram da Viña Arboleda e a entrevistada, Maria Eugênia Chadwick, filha do respeitado Eduardo Chadwick, bateu um papo descontraído com o Daniel Perches, falando do projeto sediado na região do Aconcagua e, claro, de seus vinhos (veja aqui).

O vinho de hoje, um Carmenère, tem 14% de álcool. Após um período de maceração de 25 dias, 60% da mescla foi levada diretamente a barricas novas de carvalho, das quais 46% eram americanas e 54% eram francesas, nas quais o vinho envelheceu por 12 meses.

Na taça tem cor rubi, muito lacrimoso. Bastante aromático, apresentou as melhores características da Carmenère, como terra, especiarias, muita fruta madura, goiaba e eucalipto. A passagem por madeira deixou um leve tostado e baunilha discreta. Conjunto bem harmônico e interessante.

Na boca tem corpo mediano. Taninos levemente rascantes que vão amaciar com mais tempo em garrafa. Boa acidez. A complexidade dos aromas de repete na boca, em harmonia. É fácil de beber e irá agradar bastante aos amantes dessa uva, porque apesar dos taninos tem textura aveludada, com notas adocicadas que se adequam ao gosto do consumidor médio brasileiro.

Final persistente, com as sensações dos taninos (boca seca) e da acidez (salivação) dividindo as atenções. Palato marcado pelas notas terrosas e especiadas, além de muita fruta. O único senão foi um leve álcool que sobrou no nariz, mas um tempo de aeração no decanter talvez seja bem vinda. Tirando isso, um vinho muito bem feito, harmonioso e capaz de demonstrar todas as qualidades da Carmenère.

O vinho parece em ótimo momento para consumo, mas 1 ou 2 anos em garrafa podem deixá-lo ainda mais macio. Mas, eu abriria outra garrafa agora, se tivesse...


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Expand e vendido em sua loja virtual por R$120, mas essa garrafa eu recebi em casa para participar de mais uma degustação virtual promovida pelo Winebar (veja aqui a entrevista completa).

Saúde a todos!




Nenhum comentário: