30 julho 2015

Ótima surpresa, vinho orgânico e sem madeira: Cala N.1 Tinedo 2011


Já havia provado esse vinho em muitas outras ocasiões e gostado bastante, mas ainda não havia parado para tomar notas e prestar atenção em alguns importantes detalhes. Mas, quando participei de um evento com a Paula Velasco, diretora comercial da Bodega Tinedo, aqui em Uberlândia, voltei a prová-lo e fiz as devidas anotações. 

Durante o dia tive o prazer de gravar uma entrevista com a diretora (relembre) e à noite participei de um evento realizado pela loja Wine Home, no aconchegante ambiente da Maison Greta Cauê, quando tivemos oportunidade de provar os dois vinhos da vinícola. O mais elaborado deles, o Cala N.2 já foi comentado aqui anteriormente (relembre). 

Ambos são resultados de cortes (assemblage) de uvas cultivadas em seus vinhedos próprios, em área de 47 hectares, com percentuais variando de safra para safra. 

O vinho de hoje é corte de tempranillo (50%), syrah (40%) e cabernet sauvignon (10%) e o mais interessante é que o belo resultado é alcançado sem passagem por barricas de carvalho. No entanto, o vinho passa 12 meses amadurecendo em tanques de concreto, o que lhe traz equilíbrio e complexidade, sem a aquisição de aromas e sabores típicos da madeira. 

O curioso rótulo reúne os rostos da família, funcionários e até do cachorro que guarda os vinhedos.

Na taça tem coloração púrpura e reflexos violáceos. Boa formação de lágrimas grossas na taça. Tem 14,5% de álcool e isso dá potência ao vinho. Aromas em boa intensidade, frutos vermelhos e frutos negros, cerejas e flores.  

Ótima estrutura, com taninos marcantes, mas sem agressividade. Boa acidez e equilíbrio. Notas adocicadas deixam o vinho muito amigável a paladares dos "dois mundos do vinho". Redondo, apesar da presença tânica. Final longo, bem maduro, frutos negros em predominância e notas levemente tostadas.

Vinho gastronômico, maduro, equilibrado e de boa estrutura. Um resultado muito interessante para um vinho que não passou por madeira. Está com 4 anos de idade e me parece em ótimo momento para abrir.


Detalhes da compra:

O vinho está em faixa de preços interessante para sua qualidade. Aqui em Uberlândia a Wine Home vende por R$ 66 a garrafa. É importado pela Domno do Brasil

Saúde a todos!



Nenhum comentário: