13 julho 2015

Provamos o finíssimo espumante Salton Lucia Canei Brut Rosé


No dia 28 de abril foi realizada mais uma edição do Winebar, degustação virtual que acontece via Youtube e recebi três vinhos da tradicional Vinícola Salton para participar do evento. Nessa edição não consegui participar ao vivo, infelizmente, mas já escrevi sobre o tinto da noite (relembre) e hoje é a vez desse elegante espumante rosé. 


É um espumante elaborado pelo método tradicional (Champenoise), o mesmo utilizado na região francesa de Champagne, com a segunda fermentação acontecendo dentro da própria garrafa. Em sua composição a vinícola utiliza apenas a Pinot Noir, deixando o espumante fermentando por 12 meses, o que normalmente agrega elegância e fineza ao vinho. Aliás, se tivesse que escolher adjetivos para esse espumante utilizaria essas palavras para resumi-lo: fineza e elegância.  

Tem apenas 11,5% de teor alcoólico.

Na taça tem coloração salmão, com bolhas finas. Aromas em boa intensidade e complexidade, frutos vermelhos, frutos secos, algo floral e a lembrança da fermentação em segundo plano, sem se sobrepor aos aromas da variedade. Discretamente aparecem notas de pão e fermento. 

Em boca é cremoso, com boa acidez e complexidade se repetindo. Final de boa persistência. Um espumante delicado, fino e elegante, daqueles que você tem vontade de abrir outra garrafa assim que termina a primeira. 

A vinícola sugere como pares ideais para a harmonização: canapés, queijos suaves, saladas, sopas leves e frutos do mar. Eu acrescentaria sushis e sashimis para deixar tudo ainda mais divertido. 


Detalhes da compra:

Recebi essa garrafa para participar da degustação virtual, mas na loja virtual da vinícola é vendido a R$ 150.

Saúde a todos!





Nenhum comentário: