08 setembro 2015

Aprovadíssimo esse Casanova di Neri IrRosso DOC 2013


No último dia 18 de agosto aconteceu mais uma edição do Winebar, evento virtual comandado pelos amigos Daniel Perches e Alexandre Frias. Vários formadores de opinião receberam vinhos em suas casas para participar da degustação e o meu tinto foi esse belo exemplar da Toscana (veja o vídeo aqui). 

O produtor é a consagrada Casanova di Neri, vinícola fundada em 1971 por Giovanni Neri, com a compra de uma grande propriedade em Montalcino, na Toscana. Desde 1991 está sob o comando de seu filho, Giacomo Neri. A vinícola possui cerca de 55 hectares, subdivididos em 5 regiões: Pietradonice no sudeste de Montalcino, Le Cetine ao sul, Cerretalto e Fiesole ao leste e Podernuovo que ocupa a posição mais alta.

Para se ter uma ideia da importância da vinícola, seu Brunello di Montalcino Tenuta Nuova, safra 2010, recebeu a nota máxima (100 pontos) do famoso crítico Robert Parker, uma distinção destinada a pouquíssimos vinhos do mundo. Um vinho perfeito, na visão do famoso degustador.  

A linda fachada da vinícola. Foto: www.casanovadineri.it/

O vinho de hoje foi elaborado pela primeira vez em 2006. É um vinho mais simples da vinícola, uma mescla das uvas sangiovese e colorino, com passagem de 24 meses por barricas de carvalho e mais seis meses para que o vinho possa afinar nas caves da vinícola. Recebe a classificação geográfica Sant'Antimo DOC, criada em 1996. 

Na taça tem cor rubi, brilhante, com muitas lágrimas se formando na taça (13,5% de álcool). Aromas típicos dos vinhos toscanos, com muita fruta vermelha, ameixa, e notas provenientes da madeira, chocolate, coco e um leve tostado. No nariz já demonstra equilíbrio entre boa fruta e madeira bem dosada, mesmo com os 30 meses de contato com o carvalho. 

Na boca tem bom corpo. Um vinho redondo, com taninos finos, acidez marcante, mas nenhuma dificuldade para agradar já na primeira taça. Muito equilibrado. Vocação gastronômica para massas com molhos vermelhos e queijos maduros. Final de boa persistência, repetindo no palato a boa fruta e a presença amadeirada. 

Vinho que pode evoluir na garrafa, mas já é muito equilibrado agora. 


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Expand, que o vende por R$ 180. 

Saúde a todos!




Nenhum comentário: