21 setembro 2015

Escolhendo um vinho branco diferente: Torres Viña Sol 2014


Dia desses fui ao supermercado e queria comprar um vinho branco, mas não iria comprar nenhum chardonnay ou sauvignon blanc, queria mesmo era diversificar, algo diferente que pudesse refrescar o calor desértico aqui de Uberlândia e acompanhar saladas e petiscos leves. 

Na prateleira, obviamente, a oferta das duas uvas francesas era muito grande, além de alguns vinhos Verdes com os quais já tinha experiências anteriores não muito boas. 

Então, ao encontrar esse vinho branco elaborado pela Bodega Torres me lembrei imediatamente de uma ótima experiência anterior com outro vinho deles, o Viña Esmeralda, já comentado aqui no blog em 2013 (relembre), um corte de moscatel de Alexandria e Gewürtraminer. Bem, a missão no supermercado estava cumprida, mesmo não conhecendo o vinho ou as uvas com as quais é elaborado, previ que seria uma boa experiência e uma boa compra. 

Esse Viña Sol também é um corte, das uvas garnacha blanca e parellada, elaborado na Catalunha, com apenas 11,5% de álcool. 

Vinho de coloração amarelo palha, com aromas bem intensos, uma mescla de notas florais e frutos brancos maduros, como pera, banana, pêssego, além de notas cítricas. A refrescância percebida nos aromas se repetiu em boca, com boa acidez, leveza, boa complexidade. Final de boa persistência. 

Como previsto, uma boa compra. Vinho para servir como aperitivo, em razão de sua grande refrescância, mas tem boa complexidade para acompanhar pratos leves e até mesmo condimentados.

O melhor de tudo: fugir um pouco das uvas francesas que dominam nossas taças!   


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Companhia Brasileira de Distribuição, que reúne os supermercados Extra e Pão de Açúcar. Paguei R$ 39,90 pela garrafa. Boa compra!

Saúde a todos!




Nenhum comentário: