18 outubro 2015

Ótima opção para presentear (além de ser um vinho muito bom): Luiz Argenta Riesling 2015


Quem é curioso e conhece um pouco do mercado brasileiro de vinhos já ouviu falar das lindas garrafas que a Luiz Argenta utiliza em seus vinhos brancos e no rosé. São de origem italiana e uma ótima opção para presentear alguém querido. 

Mas, além de bonitas e refinadas, as garrafas têm algo muito importante: produtos muito bem feitos em seu interior. Inclusive os dois brancos das "garrafas gêmeas" já foram comentados aqui: o Sauvigon Blanc e o Gewürztraminer de safras anteriores.  

O vinho de hoje é outro branco, em garrafa estilizada com "fundo duplo", porque pode ficar na vertical ou colocada em posição diagonal, como na foto acima. É um 100% Riesling, com IP (Indicação de Procedência) de Altos Montes, na Serra Gaúcha. Não tem passagem por madeira, mas passa oito meses maturando em tanques de inox sobre as borras. Tem 12,5% de álcool. 

Na taça tem coloração amarelo palha, com reflexos esverdeados. Os aromas têm boa intensidade, com destaque para frutos brancos, como pera e pêssego, além de flores brancas. Mineralidade em segundo plano.

Tem boa acidez, boa untuosidade e muito equilíbrio. Repetem-se a boa fruta branca acompanhada de notas florais e mineralidade mais presente. Final de boa persistência, dando vontade de mais um gole, palato marcado por lembrança floral e mineral. 

Vinho equilibrado, mais elegante que potente, mas com acidez bem presente que o deixa com uma grande capacidade de harmonização. Inclusive, a própria vinícola sugere em seu site os acompanhamentos ideais: camarão, papardelle ao molho de abobrinhas e cogumelos.


Detalhes da compra:

O vinho é vendido na boutique virtual da vinícola por R$62. 

Saúde a todos!



3 comentários:

Anônimo disse...

riesling itálico ou renana?

Tim Spalla disse...

Ótima dica! O vinho nacional está surpreendendo a cada dia... E a garrafa é um espetáculo a parte!

Unknown disse...

Olá quero te agradecer por esta dica. Achei a garrafa linda, mas fiquei curiosa com o conteúdo. Como sou fã do Riesling trocken da região alemã de Mosel e de Pfalz resolvi apostar. Quer saber? Este vinho me transportou pra lá, é incrível! Costuma-se dizer, parafraseando Nelson Rodrigues, Bonitinho mas ordinário. No caso dessa linda garrafa, tenho que dizer: bonitinha, mas EXTRAORDINÁRIA. OBRIGADA PELA DICA.caroline