No último dia 29 de setembro aconteceu mais uma edição do Winebar, degustação virtual sempre muito didática e que reúne formadores de opinião de todo o Brasil. Funciona assim: vários jornalistas e blogueiros recebem os vinhos em casa e no dia marcado participam da degustação, enviando suas impressões, enquanto o Daniel Perches entrevista um representante da vinícola ou importadora.
Nessa edição recebemos três vinhos da Vinícola Salton, uma gigante brasileira sediada em Bento Gonçalves e que elabora vinhos para todos os bolsos e gostos. Felizmente tive oportunidade de conhecer vários de seus lançamentos nos últimos tempos, muitos deles com grande qualidade e ótima relação qualidade x preço. Basta dar uma olhada no menu ao lado e clicar sobre o nome da vinícola para conhecer vários dos vinhos já comentados aqui no blog.
Aproveitando o clima quente em quase todo o Brasil, quero comentar hoje o espumante que recebi para esse evento. É elaborado pelo método champenoise, com a segunda fermentação em garrafa, a partir de um vinho base com as uvas chardonnay (70%) e pinot noir (30%). O período de contato com as leveduras é de 24 meses, o que de imediato caracteriza um produto bem cuidado e fino!
Na taça tem coloração com reflexos dourados. Em seus aromas revela frutas cítricas, algo floral, mas também uma boa complexidade proveniente da fermentação, casca de pão e elegante tostado. Essa boa complexidade também é proveniente de uma passagem de 20% do vinho base por barricas de carvalho francês, pelo período de 6 meses.
Sem nenhum peso é bem refrescante em boca, com boa acidez, mas também boa cremosidade. As sensações aromáticas se repetem, inclusive a boa complexidade, o que me parece o ponto alto do espumante. Elegante e harmonioso. Final de boa persistência.
As possibilidades de harmonização são inúmeras, como petiscos variados, frutos do mar, comida oriental e saladas.
Esse vinho é ideal para quem... prefere espumantes com mais presença das notas de fermentação, mas sem excessos.
As possibilidades de harmonização são inúmeras, como petiscos variados, frutos do mar, comida oriental e saladas.
Esse vinho é ideal para quem... prefere espumantes com mais presença das notas de fermentação, mas sem excessos.
Detalhes da compra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário