27 outubro 2015

Se ainda tem preconceito com o vinho brasileiro, NÃO experimente esse vinho: Salton Gerações Antonio "Nini" 2011


Conheço muita gente que bebe vinho. Conheço algumas figuras que adoram colocar um determinado vinho na degustação apenas para dizer que não é um bom produto. Acho isso uma perda de tempo. Infelizmente, algumas dessas mesmas figuras gostam de detonar o vinho brasileiro em tais ocasiões.

Por isso o título provocativo dessa postagem: se é um desses que não gosta do vinho brasileiro simplesmente por ser brasileiro, NÃO experimente esse tinto da Salton, porque você vai se decepcionar com sua alta qualidade!

É daqueles vinhos que me dão prazer em beber pelo seu equilíbrio, pela boa utilização da madeira, boa complexidade e mesmo que você procure algum defeito não vai encontrar. Um corte das tintas Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot e Cabernet Franc, com passagem de 12 meses por barricas de carvalho francês (novas), além de mais um ano em cave para ganhar ainda mais harmonia.

Trata-se de uma edição limitada e, como se vê na foto, abrimos a garrafa de nº 585 em um almoço de domingo na casa dos amigos Adriano e Suzy. Um ótimo vinho para alegrar momentos de celebração da amizade!

Na taça tem coloração púrpura, com reflexos violáceos. Brilhante e de boa transparência. Bastante aromático, com início lembrando claramente a madeira utilizada, baunilha, coco e chocolate. Abriu-se para frutos vermelhos, muitas especiarias, algo mentolado, frutos secos, leve tostado e nada de álcool aparecendo (13%). Em boca tem bom corpo, taninos macios e grande acidez. Madeira em ótima interação com a fruta e final longo, prazeroso.

Vinho de grande equilíbrio, que está em ótimo momento agora ou pode ser guardado por mais 1-2 anos sem grandes alterações. Acompanhará muito bem carnes vermelhas, como foi o caso em nosso domingo, e mesmo massas com molhos vermelhos.

Uma ótima experiência!


Detalhes da compra:

O vinho é vendido na loja virtual da Salton por R$ 103 (clique aqui), mas recebi essa garrafa para participar da edição do Winebar que aconteceu no último dia 29 de setembro.  

Saúde a todos!



5 comentários:

Anônimo disse...

Combinado, não vou provar!

Rodrigo disse...

Qual seria melhor, este ou o Lote 43?

Administrador disse...

Rodrigo, são vinhos diferentes, mas as safras que provei do Lote 43 sempre foram excelentes. Me parece um vinho superior a esse, com maior potencial de guarda, inclusive.

Saúde!

Administrador disse...

Prezado Anônimo,

se te faz bem, me parece o correto.

saúde!

Anônimo disse...

Tem gente com muito tempo nesse mundo!